Bixby
Bixby da Samsung

Ainda antes da apresentação dos novos Samsung Galaxy S8 e S8+, a empresa fez um anuncio importante. A Samsung apresentou-nos a Bixby, uma Inteligência Artificial desenvolvida pela marca para rivalizar com a Google Assistant, que também se encontra presente nos Galaxy S8.

Na apresentação desta IA, a Samsung referiu que este seria um produto que não se limitaria aos smartphones da marca. A Bixby é uma IA que irá coexistir com os vários produtos da Samsung, seja ela uma SmarTV, um smartphone ou um simples ar-condicionado.

Vê também: Samsung Galaxy Note 8: Posicionamento da câmara volta a dar que falar

   

Escusado será dizer que a Samsung tem falhado constantemente com os prazos de disponibilização desta Inteligência Artificial. Supostamente a mesma estaria disponível na passada primavera, mas tal ainda não se verificou sequer no mercado Norte Americano.

Bixby está a sofrer pela falta de profissionais para a sua tradução para outros idiomas

De acordo com fontes do The Investor, a Samsung tem falhado com os prazos de disponibilização da Bixby devido a falta de recursos. Segundo aquilo que foi hoje avançado, tudo se deve à falta de peritos em linguagens estrangeiras ao Coreano.

Como sabemos, a Bixby já funciona perfeitamente no idioma caseiro da sua marca. Contudo, ainda nem sequer o Inglês se encontra plenamente funcional na Inteligência Artificial da Samsung, e tal parece dever-se à falta de tradutores.

Quando contactado relativamente a este assunto em particular, um porta-voz da Samsung fez saber que a empresa ainda se encontra em processo de desenvolvimento das capacidades linguísticas da Bixby.

Mas assim sendo, porque razão a Samsung nos apresentou a Bixby?

Se tiveste a oportunidade de ver ou ouvir o nosso Podcast desta semana, sabes que este assunto foi comentado. Tal como o nosso Filipe Alves disse, se a Samsung ainda não terminou o desenvolvimento da Bixby, porque razão foi ela já apresentado e distribuída para o consumidor final?

E de facto ele tem toda a razão no que disse. Até compreendo que a Samsung tenha dificuldades em traduzir a sua Inteligência Artificial para outros idiomas que não o seu. Mas tais dificuldades deveriam ter sido acauteladas no processo de desenvolvimento e não depois do produto estar já no mercado.

A Samsung aventurou-se neste tipo de mercado com a sua S Voice, que foi um fracasso. Com a apresentação da Bixby, ainda tive a esperança de que a mesma pudesse fazer esquecer o S Voice. Mas, por enquanto, a Bixby ainda não se encontra no caminho certo.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi Mix 2: Novas imagens revelam design “à Galaxy S8”

OnePlus 5: Estabilização de Imagem 4K chegará em futura atualização

Apple terá 4 milhões de iPhone 8 para venda depois do lançamento

Viaphonearena
Fontethe investor
O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.