Cuidado Tesla e Apple: eis o primeiro carro elétrico com tecnologia Huawei

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Huawei quer fazer frente à Apple e Xiaomi nesta "aventura" pelo mercado dos carros elétricos. Tal como a fabricante o dera a entender durante a última conferência, o seu contributo consistirá no desenvolvimento de tecnologias e sistemas para veículos.

Fruto deste compromisso, a Huawei dá agora a conhecer o primeiro carro elétrico com tecnologia por si desenvolvida, já à venda na China. A autonomia oscila entre os 500 a 700 km, oferecendo condução autónoma de nível 3 e um preço de 32 000 €, na China.

O Arcfox Alpha S é o primeiro carro elétrico a chegar ao mercado com tecnologia Huawei

Estamos perante um novo SUV coupé elétrico com autonomia alargada. O carro, de linhas elegantes, chega às lojas da fabricante de smartphones e equipamentos de redes em toda a China, sendo fabricado pela conterrânea BAIC, SERES e pela Jihu.

Foi durante a19ª Exposição Internacional da Indústria Automóvel de Xangai que fabricante de automóveis SERES o primeiro SUV coupé elétrico – o SERES SF5. Este é o carro elétrico que estará à venda nas lojas da Huawei, na China, a partir de hoje.

Com este novo produto, o Arcfox Alpha S, a Huawei dá as boas-vindas a um parceiro automóvel ao seu ecossistema "1+8+N". Será o primeiro de vários carros elétricos a chegar ao mercado com o sistema de condução autónoma da Huawei.

"Este anúncio estabelece um precedente tanto para a indústria de eletrónica de consumo como para a nova indústria de veículos a energia elétrica", sublinhou Richard Yu, CEO do Consumer Business Group Huawei. "No futuro, não só iremos fornecer soluções para carros inteligentes para ajudar os parceiros a construir melhores veículos, como também os iremos ajudar a vender esses veículos através da nossa rede retalhista em toda a China", acrescenta Richard Yu.

Uma máquina de alto desempenho com as tecnologias Huawei

O ARCFOX Alpha-S será o primeiro veículo elétrico produzido em massa com um sistema de condução autónoma preparada para cenários urbanos. Aliás, é já indicado como um padrão de referência para a condução autónoma graças às suas capacidades.

Este veículo elétrico conta com tecnologia de ponta e uma nova arquitetura de sistemas para carros autónomos. Mais concretamente, tem mais de 30 componentes inteligentes e 5 sistemas inteligentes de operação, a saber:

  1. Intelligent Driving,
  2. Intelligent Cockpit,
  3. mPower,
  4. Intelligent Connectivity,
  5. Intelligent Vehicle Cloud.

Estando dotado de condução autónoma de nível 3, o ARCFOX Alpha-S é capaz de guiar-se em cenários urbanos, além de reconhecer outros carros. A responsabilidade pela condução continuará, não obstante, a ser da pessoa que está atrás do volante.

Tecnologia da Huawei quer rivalizar com o Autopilot da Tesla

O carro elétrico será capaz de reconhecer e analisar todo um conjunto de sinalética rodoviária, bem como os demais carros na estrada e diversas condições de trânsito. A partir daí, o veículo poderá operar autonomamente em qualquer cenário. Saberá quando continuar em frente, mudar de direção, detetar e parar perante peões e outros objetos, bem como navegar entre rampas.

De acordo com a Huawei, o sistema full-stack ADS é uma solução completa que torna o carro elétrico num veículo autónomo. É este pacote que a fabricante quer continuar a fazer chegar às fabricantes automóveis. Este mesmo sistema será continuamente atualizado via OTA (over the air) para poder ser otimizado e adaptado.

O HarmonyOS está presente no carro elétrico com ADN Huawei

Este veículo está já equipado com o sistema operativo HarmonyOS da Huawei. É este o elo entre o centro de infotainment e o smartphone do utilizador. É capaz de espelhar desde a música, contactos, música e outros conteúdos, além de mediar chamadas.

É, assim, graças ao HarmonyOS que o grande display com resolução HD de 20,3 polegadas é unificado. É este o software que opera a ponte entre carro, utilizador e smartphone, permitindo até fazer videochamadas durante a condução.

O carro elétrico estará disponível em diversas versões, sendo a HI a mais avançada, no mercado chinês. Os preços podem chegar aos 429 900 CNY - cerca de 54 880 € para o ARCFOX Alpha-S na versão HI.

A Huawei fornecerá a sua tecnologia a mais fabricantes automóveis, querendo ajudar a popularizar este tipo de veículos elétricos autónomos. É um dos grandes compromissos da tecnológica para os próximos anos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Netflix vai limitar a partilha de contas, mas terá este cuidado
  • Sony lança edição limitada dos headphones Bluetooth WH-1000XM4
  • Volkswagen ID.6 apresentado: o SUV elétrico que não vais poder comprar
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.