Atenção: Smartphones Android em risco de malware ao visualizar um simples vídeo!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O sistema Android é um dos mais personalizáveis e interessantes do momento, contudo, não é propriamente o mais seguro que podemos ter. Ainda assim, vale a pena salientar que o da Apple não é muito melhor.

Um novo problema descrito no GitHub por Marcin Kozlowski, refere que os smartphones Android podem estar em risco pelo simples facto de abrirem um vídeo.

Plataformas de Youtube, Facebook e outras estão a salvo

Porém, não é um vídeo qualquer. Os vídeos nas plataformas como o Youtube, Facebook, Instagram, WhatsApp e outros estão a salvo. Isto porque o player consegue eliminar a falha que existe e que pode ser injetado o malware.

Porém, o Gmail, por exemplo, utiliza o reprodutor nativo do Android. Estes sim podem estar em risco. A definição do problema não foi descrita ao detalhe. Simplesmente referiu que a vulnerabilidade existe e que hackers podem facilmente aceder ao conteúdo do teu smartphone com um simples vídeo. Assim que o vídeo está a reproduzir executa um código que lhes dá o acesso ao equipamento.

A Google já protegeu o Android mas existe um problema

A Google já lançou uma atualização para este problema. Contudo, como todos sabemos, os fabricantes demoram uma eternidade a atualizar os patches de segurança que a Google envia para o Android.

Assim sendo, tomaria o meu cuidado, pelo menos até receber o patch de segurança de julho que já deve corrigir a falha encontrada no reprodutor nativo do sistema Android.

Como saber se os teus smartphones foram afetados

Infelizmente não há uma clara indicação se os smartphones Android estão ou não afetados. Contudo, podes procurar por sinais básicos. Lentidão fora do normal, publicidades não desejadas ou até gasto de internet acima do normal.

Se o teu equipamento tem algum destes sintomas o melhor a fazer é uma cópia dos contactos e SMS e imagens e limpares o smartphone de fábrica.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi mostra-nos o primeiro teaser do Black Shark 2 Pro (vídeo)
  • WhatsApp está muito próximo de chegar oficialmente ao iPad
  • Google Play Store prepara-se para receber novidades de design (APK download)
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.