É já a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de janeiro, que a Polícia Municipal do Porto vai recorrer a uma nova forma de fiscalizar carros mal estacionados. Esta força de segurança vai recorrer a viaturas com câmaras para fazer fiscalização móvel automática de estacionamento abusivo, na cidade nortenha.
Nova forma de fiscalização pretende melhorar o trânsito na cidade
A nova forma de fiscalização de estacionamento abusivo entra já em ação na próxima semana e visa melhorar os constrangimentos de trânsito na cidade do Porto.
Em declarações ao jornal Diário de Notícias, o comandante António Leitão da Silva, explicou que o novo sistema está equipado com tecnologia avançada para fazer o registo automático das matrículas dos carros mal estacionados.
Mais: com esta forma automática de deteção de estacionamento abusivo, os agentes no terreno nem precisam de parar a viatura para passarem a multa física no momento. Como tal, só posteriormente é que os condutores vão receber a multa para pagar, que chega à sua residência pelo correio.
O comandante Leitão da Silva acredita que o novo sistema será também dissuasor, uma vez que uma “simples passagem de um carro-patrulha com câmaras pode reduzir infrações ao desincentivar comportamentos incorretos”.
Mas há mais medidas para combater os constrangimentos na cidade do Porto. De acordo com o DN, a partir de 3 de fevereiro, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto vai fiscalizar as faixas BUS e paragens de autocarro para evitar uso e/ou estacionamento abusivo dos mesmos.
A autarquia do Porto está também empenhada em melhorar o trânsito da cidade e o presidente da câmara Rui Moreira, já assumiu a entrada de mais “31 novos agentes especializados na fiscalização de trânsito”.