Ao que tudo indica, os próximos tempos vão ter novidades por parte da NASA em relação a Marte. Isto porque não deverá faltar muito para saber o que está a acontecer com a missão Mars Sample Return.
Como refere a Science Alert, no espaço de poucas horas, deverá acontecer uma teleconferência da NASA. Neste acontecimento, é expectável que sejam divulgadas informações novas.
Recorde-se que a missão já tem operado há vários anos. Tanto é que, em fevereiro de 2021, chegou a ser implementado o rover Perseverance. Para que serve este? De acordo com a mesma fonte, para colecionar amostras de rochas de Marte.
Em 2023, a viabilidade desta missão foi colocada em causa. Isto porque uma revisão de orçamento considerou que, supostamente, os objetivos de orçamento e calendário eram pouco realistas.
Foi recomendado que o orçamento da NASA para 2024 se reduzisse
Para além disso, a mesma revisão sugeriu que a missão não estava pronta para ser levada a cabo de forma eficaz. A somar a isso, também foi considerado que se tratava de uma estrutura difícil para se operar.
Posto isto, foi recomendado que o orçamento da NASA para o ano de 2024 fosse reduzido. No total, o corte sugerido rondava os 454 milhões de dólares, cerca de 426 milhões de euros.
Segundo a Science Alert, os cortes seriam aplicados, em específico, na missão Mars Sample Return. De forma a reduzir custos, a NASA chegou, inclusive, a despedir trabalhadores.
A NASA define as amostras de Marte como um objetivo a longo prazo
A dispensa por parte da NASA fez com que surgisse alguma preocupação acerca do futuro desta missão. Colocou-se a possibilidade da missão ser abortada, o que faria com que os Perseverance deixados em Marte perdessem a sua utilidade.
De qualquer forma, o futuro anúncio da NASA abre a possibilidade de sabermos algo novo sobre a missão. Como refere a agência, “o retorno de amostras de Marte tem sido um importante objetivo de longo prazo da exploração planetária internacional nas últimas duas décadas” (via Science Alert).
Sobre o assunto, a NASA destaca ainda a importância do rover Perseverance. Segundo a agência, este ajuda a entender a história geológica de Marte, bem como o seu clima. As amostras também podem ser úteis no estudo de vida antiga do planeta.