Atenção: NASA faz aviso sério sobre usar o smartphone para captar o eclipse solar

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje às 18h de Lisboa vai ocorrer um eclipse solar que vai levar a Lua a tapar na totalidade o Sol. A escuridão terá a duração de aproximadamente três minutos e meio e todos os entusiastas da fotografia podem estar a preparar-se para captar o fenómeno.

Mas a NASA acaba de fazer um aviso sério para que ninguém use os seus smartphones para captar imagens do eclipse solar e nós dizemos-te a razão.

Componentes interno do smartphone podem ficar danificados

We asked our @NASAHQPhoto team, and the answer is yes, the phone sensor could be damaged just like any other image sensor if it’s pointed directly at the Sun. This is especially true if you’re using any sort of magnifying lens attachment on the phone. You would need to utilize…

— NASA (@NASA) 4 de abril de 2024

O aviso da NASA é bastante sério e alerta para o perigo de os componentes internos do smartphone poderem ficar danificados durante a captação do fenómeno. A entidade norte-americana até fez uma publicação na rede social X, a propósito do tema.

No seu tweet, a Nasa esclarece que perguntou à sua equipa de especialistas e que a resposta foi um sonoro sim. Explicam que “o sensor do smartphone pode ficar danificado, como qualquer outro sensor de imagem, se estiver apontado diretamente para o Sol”.

A NASA recomenda vivamente a utilização de filtros adequados a quem queira captar o momento com o seu smartphone e que escolha do ângulo recaia em qualquer ponto que não seja “a totalidade do eclipse solar”.

A entidade norte-americana deixa várias sugestões de enquadramento, como por exemplo captar a forma como a paisagem é afetada pelo eclipse solar, em vez de captar a imagem da Lua a captar o Sol, na totalidade.

Alguns pontos nos Açores vão oferecer maior visibilidade

Tal como já foi referido, o eclipse solar vai acontecer às 18h de Lisboa. No entanto, em Portugal continental a visibilidade do fenómeno não será possível. Apenas em alguns locais dos Açores é que a visibilidade será parcial.

Portanto, a partir das 17h, horal local dos Açores, é que a ilha do Corvo será o sítio ideal para ver parcialmente este fenómeno.

Todos os restantes interessados que não residam nesta área, podem acompanhar todos os momentos na plataforma YouTube, através de uma transmissão da NASA no link mostrado em cima.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt