Atenção! Lojas alternativas no iPhone não vão funcionar fora da UE

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A atualização iOS 17.4 da Apple trouxe consigo uma novidade revolucionária para os utilizadores de iPhone na União Europeia (UE). Como te contamos anteriormente, esta traz a possibilidade de instalar aplicações fora da tradicional App Store da Apple.

Esta mudança marca a primeira vez que a Apple cumpre com a regulação do Digital Markets Act da UE, dando aos seus utilizadores mais liberdade de escolha e diversidade no mundo das aplicações. No entanto, existe uma restrição que pode ser inesperada para alguns utilizadores.

A funcionalidade destas lojas de aplicações alternativas é limitada geograficamente à UE. De acordo com um novo documento de suporte da Apple, os utilizadores que se aventurarem fora dos estados membros da UE por um período prolongado, verão estas lojas de aplicações alternativas deixarem de funcionar.

Como funciona a restrição

A Apple esclarece que a disponibilidade destas lojas alternativas destina-se exclusivamente aos clientes na UE. Para ser considerado elegível, o país ou região do teu Apple ID deve estar configurado para um dos estados membros. E também deves estar fisicamente localizado na União Europeia.

Países e regiões elegíveis
Países e regiões elegíveis

É realizado um controlo de geolocalização diretamente no dispositivo. Desta forma a Apple consegue garantir a privacidade, pois a tua localização exata não é partilhada com os servidores da Apple.

Existe um período limitado para viagens curtas fora da UE, mas estadias mais longas resultarão na revogação do acesso às lojas de aplicações alternativas. A Apple não especifica a duração exata deste período, mas indica que, uma vez revogada a elegibilidade, os utilizadores não poderão instalar novas lojas de aplicações alternativas, nem atualizar aplicações já instaladas através destas plataformas.

A solução? Voltar a um local elegível ou recorrer novamente à App Store tradicional. Esta limitação representa um potencial problema de suporte ao cliente e pode ser uma razão pela qual os desenvolvedores de terceiros poderão hesitar em aderir ao sistema de loja de aplicações alternativas. Até ao momento, embora algumas destas lojas alternativas tenham sido anunciadas, nenhuma está disponível para uso.

Importa ainda salientar que esta alteração aplica-se exclusivamente ao iPhone, uma vez que o iPadOS 17.4 não suporta as lojas de aplicações alternativas.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.