A Google está constantemente a melhorar as suas aplicações, mas quando se trata de segurança, a gigante tecnológica evita grandes alterações. Mas, numa entrevista à revista Forbes, a Google confirmou que vai alterar um recurso crucial de segurança no Gmail.
O sistema de autenticação da app vai abandonar o envio de mensagens SMS para adotar a fórmula de QR Code.
As razões para a Google abandonar as mensagens SMS

Na mesma entrevista, a Google destaca duas razões para abandonar o método de autenticação por SMS. Em primeiro lugar, a gigante tecnológica quer “reduzir o impacto do abuso desenfreado e global de SMS”.
Mas ainda mais importante a gigante de pesquisa considera que o atual método de autenticação por SMS não é o mais seguro perante tentativas maliciosas contra as contas Gmail dos utilizadores.
A Google salienta que, atualmente, é fácil manipular uma operadora para obter o número de telefone de alguém. O que significa que o método de autenticação por SMS corre sérios riscos.
Como funciona o novo método de autenticação
De acordo com a Google, o novo método de autenticação será introduzido, de forma gradual, nos próximos meses. A empresa adianta como vai funcionar esse mesmo método.
“Especificamente, em vez de digitar o número de telefone e receber um código de 6 dígitos, o utilizador vai receber um QR Code que depois deve digitalizar com a app câmara do smartphone”.
Este método de autenticação por QR Code vai reduzir o risco de os utilizadores serem vítimas de phishing. Por outro lado, vai reduzir também a dependência dos utilizadores das operadoras no que diz respeito a medidas de proteção.