Gamers, esta é para vocês! Ao que parece, a Microsoft está a mudar a sua política no que toca a videojogos e quem ganha somos nós. A empresa vai trazer alguns quatro jogos exclusivos da Xbox para a PS5 e Nintendo Switch. Como refere o The Verge, a iniciativa complementa a nova visão estratégica da Microsoft, em distribuir os seus jogos por outras plataformas.
O anúncio foi feito pelo CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, que no podcast oficial da Xbox deu conta da novidade. No entanto, o próprio preferiu não dizer já que jogos seriam esses. Posto isto, onde não há confirmação, há especulação e já se pensam em algumas possibilidades para estes quatro jogos.
Espera-se que, no lote de jogos, estejam Sea of Thieves e Grounded
Como refere a mesma fonte de informação, existem fontes bastante próximas da Microsoft que acreditam que os primeiros títulos sejam o Hi-Fi Rush e Pentiment. Para além dos jogos em questão, espera-se que seja possível ver Sea of Thieves e Grounded numa PS5 ou numa Nintendo Switch.
Para Spencer, o caminho natural do meio é este: o deixar de haver jogos exclusivos. É por isso mesmo que a Microsoft opta por adotar outra estratégia, em relação à Xbox. Poder-se-á dizer que os primeiros quatro jogos são uma espécie de teste. Contudo, é de prever que o cartaz se vá alargando em grande escala, o que só representa benefícios, do ponto de vista do jogador.
Starfield e Indiana Jones não são opções, para já
Havia, ainda, uma grande esperança na comunidade gamer, que acreditava que dois desses quatro jogos pudessem ser Starfield e Indiana Jones. Contudo, Spencer foi rápido em quebrar essa mesma crença e confirmou que nenhum dos dois títulos se encontraria presente no primeiro lote de quatro jogos.
No fundo, esta iniciativa da Xbox tem em vista a saúde da própria empresa. Como refere o CEO da Microsoft Gaming, é preciso garantir o sucesso da empresa a longo prazo, pelo que a solução só pode passar por aqui. Isso, a somar ao desaceleramento das subscrições da Xbox Game Pass, tornou a decisão bem mais fácil.
Esta aparente queda pode preocupar os fãs de Xbox, mas Spencer refere que não há motivos para preocupação. Nesse sentido, revela que a marca está a trabalhar em hardware altamente especializado, como nunca antes visto. Se dúvidas houvesse, o próprio assegura que a Xbox ainda está "de pé" e com planos ambiciosos para o futuro.