Os utilizadores de Android estão a enfrentar mais um perigo: foi descoberto um novo malware em algumas aplicações disponíveis na Play Store da Google.
Infelizmente, estas aplicações totalizam entre si quase três milhões de downloads. Verifca neste artigo se tens instalada alguma destas apps.
Lista de aplicações que escondem malware
Foi agora descoberto que algumas aplicações disponíveis na Play Store da Google têm malware escondido. No total, são oito apps afetadas com um novo malware conhecido por Autolycos. De seguida, damos-te a lista dos títulos que deves desintalar do teu smartphone:
- Razer Keyboard & Theme
- Funny Camera
- Vlog Star Video Editor
- Creative 3D Launcher
- Wow Beauty Camera
- Teclado Gif Emoji
- Freeglow Camera 1.0.0
- Coco Camera v1.1
Neste momento, estas oito aplicações foram já removidas da Play Store, mas antes de ser detetada esta situação, as referidas apps totalizaram entre si quase três milhões de downloads.
Malware Autolycos força a assinatura de serviços pagos
Mas na prática o que é que este malware Autolycos faz? A sua especialidade é forçar os utilizadores a assinarem serviços premium que são pagos. De acordo com a Microsoft, que o analisou, este malware é uma das ameaças mais prevalecente no sistema operativo Android da Google.
Geralmente, o Autolycos usa o equipamento infetado para se ligar a páginas de pagamento de serviços premium que são pagos e força o utilizador a assinar e, consequentemente, pagar esses mesmos serviços.
O malware Autolycos surge depois de os utilizadores Android terem enfrentado os terríveis malware bancários Revive e BRATA.
Renovamos o pedido de atenção para as aplicações listadas em cima que se estiverem instaladas no teu smartphones, devem ser de imediato apagadas do sistema para que não sofras com o mais recente malware descoberto no universo Android.
Editores 4gnews recomendam:
- Android 13 da Google recebe última versão de testes 'beta'
- WhatsApp prepara-se para receber novidade incrível para o Status
- TikTok suspendeu esta funcionalidade na Europa