Numa altura que muitos portugueses finalizaram o seu processo de IRS de 2023 começaram a receber as cartas em casa. Foi também a altura em que surgiu uma nova burla. Esta já foi identificada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e deves estar atento.
A AT “tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT nas quais é pedido que se carregue em links que são fornecidos”.
Podes conferir exemplos das mensagens abaixo. A mais flagrante é mesmo a primeira, onde o são identificadas supostas divergências no IRS de 2023. Tudo parece credível até começares a ler expressões como “renda” ou “nossa malha fiscal”.
Tal como a AT afirma, “estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas”. Como é hábito neste tipo de emails de phishing, o seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos.
Deves estar sempre muito atento à forma como estes emails são escritos e, principalmente, se são provenientes de endereços de correio com domínios estranhos. Se parece estranho, é porque é estranho.
Caso tenhas dúvidas da proveniência de um email, podes sempre contactar diretamente a autoridade tributária antes de proceder a qualquer outra ação. A AT também recomenda a leitura do folheto informativo sobre Segurança da Informação disponível no Portal das Finanças.