
A Ars Technica avança que o Gemini, assistente de IA da Google, tem (por omissão) acesso às apps instaladas no Android. Esta funcionalidade, pensada para tornar o Gemini mais útil e integrado, levanta várias questões sobre privacidade e controlo de dados. Se isto não te agrada, descobre o que fazer para impedir esse acesso.
O que significa o acesso Gemini a outras apps?
No início, os assistentes de IA tinham um acesso mais limitado aos dados das apps instaladas no teu telemóvel. No entanto, com esta mudança, o Gemini vai:
-
Aceder a informações de algumas apps, como serviços de streaming, apps de mensagens, de fitness, entre outras.
-
Melhorar as respostas que te dá, com base nos dados dessas apps. Por exemplo, se perguntares ao Gemini quando é o teu próximo treino, o assistente vai buscar informação à tua app de fitness antes de te responder.
Porquê esta mudança?
A Google explica que, esta alteração, transforma o Gemini num assistente pessoal muito inteligente, dado o contexto que usa para pesquisar.
Ao ter acesso aos dados das tuas apps, o Gemini garante uma ajuda mais personalizada e eficiente, antecipando tudo aquilo que precisas, além de te ajudar a resolver tarefas mais complexas.
O objetivo é criar uma experiência mais fluida e intuitiva, onde o assistente de IA funciona como uma extensão do teu uso diário do smartphone.
Mas tu podes querer que isto não aconteça...
Como desativar o acesso Gemini a outras apps
Se dás valor à tua privacidade, podes agir. Este acesso não é obrigatório para o Gemini funcionar, por isso, só precisas de o desativar. Mas, se não fizeres nada, este acesso continua ativo por defeito.
Segue estes passos para o desativares (que podem variar dependendo da versão que tens do Android; e do teu próprio telemóvel):
-
Abre as Definições;
-
Procura por Google ou Contas Google;
-
Seleciona Definições de apps da Google;
-
Encontra a opção relacionada com o Google Assistant ou Gemini.
-
Nas configurações do assistente, procura por "Apps de terceiros", "Conectar apps" ou "Dados das tuas apps";
-
Nesse menu, podes rever as apps a que o Gemini pode aceder e desativar o acesso (de forma individual ou global).
Não te esqueças de desativar este acesso assim que estiver disponível (no teu telemóvel, pode já estar). A Google está a passar o controlo para os utilizadores, mas a responsabilidade da ação inicial é de cada um.
Adiciona o 4gnews ao teu Google News