Atenção: a partir de 9 de novembro o login Google vai mudar

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Google já tinha anunciado que o processo de autenticação, ou login, ia sofrer alterações.

Mas agora avançou com uma data específica, dia 9 de novembro, para colocar em prática o processo que terá agora duas etapas de verificação.

Login vai ter duas etapas de verificação e uma destas será no smartphone do utilizador

Em maio deste ano, a Google anunciou que ia alterar o processo de autenticação das suas contas, passando este a ser um processo com duas etapas de verificação. Com esta medida, a gigante tecnológica pretende melhorar a segurança dos utilizadores e proteger os dados mais sensíveis.

O processo é simples, mas implica que o utilizador tenha o seu smartphone próximo de si. De acordo com a empresa da Alphabet, sempre que iniciar sessão no Google terá de digitar o nome de utilizador e password. De seguida, é enviado uma mensagem de texto para o smartphone com um código que deve ser também introduzido para verificar a identidade do utilizador. E aqui estão as duas etapas de verificação.

A Google está já a avisar os utilizadores, através de email, de que o novo processo de duas etapas será ativado automaticamente já a partir de dia 9 de novembro. No referido mail, a empresa avisa que a segunda etapa ocorre no smartphone do utilizador e que entrará em modo automático no dia 9 deste mês. Acrescenta ainda que se o utilizador quiser ativar já este recurso pode fazê-lo, uma vez que a conta está já preparada para isso.

Utilizadores podem "saltar" o processo de duas etapas de verificação

Saliente-se ainda que a Google permite aos utilizadores não utilizarem o processo de verificação de dois passos num computador, em particular, sendo apenas necessária a introdução de nome de utilizador e password.
No entanto, se o utilizador iniciar sessão num equipamento diferente terá obrigatoriamente de proceder ao processo de autenticação de dois passos explicado em cima.

A empresa já tinha anunciado que até ao final de 2021 planeava inscrever automaticamente mais de 150 milhões de utilizadores do Google neste processo de login de duas etapas, assim como pretendia que dois milhões de criadores de conteúdos do YouTube ativassem esta medida.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook põe fim ao reconhecimento facial e promete apagar todos os dados
  • WhatsApp com novidades que vão agradar a todos os utilizadores
  • Google não disse toda a verdade sobre o processador Tensor do Pixel 6
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt