
Com mais de três mil milhões de utilizadores em todo o mundo, o WhatsApp continua, dia após dia, a procurar formas inovadoras de melhorar. Nesse sentido, a plataforma de mensagens da Meta em Android está prestes a receber uma nova funcionalidade: o modo noturno.
Ao contrário do que o nome possa sugerir, não se trata de uma mudança na interface ou algo do género. É sim uma adição à câmara integrada na app.
Apesar de ainda estar em testes e, consequentemente, limitada apenas a um grupo muito limitado de testers, o sempre bem informado WaBetaInfo, o objetivo desta novíssima ferramenta é dar mais qualidade às fotografias quando há pouca luz.
Ou seja, o WhatsApp quer que não tenhas de recorrer a aplicações de terceiros para editares a luminosidade de uma determinada fotografia.
Assim que a aplicação detetar que estás num cenário em que não há muita luz, surgirá um ícone em forma de lua no topo do ecrã. Se clicares nele, imediatamente estarás a ativar o modo noturno.
Como funciona o modo noturno do WhatsApp?
Para conseguir registos mais brilhantes, nítidos e com muito menos ruído, este modo recorre ao software de processamento de imagem.
Naturalmente, não esperes que vás conseguir fotografias como se tivesses uma câmara profissional – até porque tudo depende da capacidade fotográfica do teu smartphone – mas é sem dúvida uma melhoria clara.
Não confundir com outra novidade recente da aplicação: os filtros em tempo real. Para quem não está a par, basicamente permitem aplicar efeitos antes de tirar a fotografia.
Embora ainda esteja disponível apenas para os utilizadores beta, a expectativa é que nas próximas semanas os users de Android já tenham esta funcionalidade disponível.