Atari VCS chega em novembro para disputar a popularidade da PS5

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A nova PS5 da Sony chega ao mercado a 19 de novembro em duas versões repletas preparadas para revolucionar o mercado com o desempenho da nova geração. Ao mesmo tempo, a Atari VCS 800 prepara-se para disputar a fama da nova PlayStation 5.

A consola retro chega também em novembro, com mais de 100 jogos já instalados e a possibilidade de aceder a vários outros, além de poder ser usada como centro multimédia. Indo além da nostalgia, temos aqui um sistema computacional moderno!

A Atari VCS 800 disputará o coração dos fãs

O revivalismo do passado e respetivos ícones da cultura popular encontra na Atari VCS 800 o mais recente exemplo. A consola homenageia o passado da empresa nipónica que, em 1977, lançaria a consola Atari original para mudar o mundo desde então.

Note-se que esta tendência tem-se feito sentir nos últimos anos, com edições especiais de outros nomes sonantes, mas desta vez os responsáveis pela Atari VCS quiserem torná-la num produto moderno e capaz de ser mais que um enfeite de secretária.

O resultado é uma consola de aspeto retro com especificações muito avançadas, desde um processador Ryzen da AMD, placa gráfica Radeon e 8 GB de memória RAM. A reprodução de jogos terá uma resolução máxima de 4K em HDR.

O clássico reinventado promete disputar as atenções com a PS5

Preparada para controladores modernos, a nova Atari VCS 800 tem porta USB 3.0, HDMI, Ethernet para ligações por cabo, além do Wi-Fi e Bluetooth para ligações sem-fios. Mais ainda, poderá ser utilizada com comandos modernos, ou o joystick clássico.

O destaque desta peculiar rival da PS5 vai para o PC Mode, ou modo computador. Isto significa que será possível instalar um sistema operativo secundário na consola Atari e utilizá-la como um PC doméstico, por exemplo, com o Windows através de uma pendrive.

Esta versatilidade tornará a Atari VCS 800 num centro de multimédia, apesar de nativamente correr o sistema operativo Linux. Não obstante, terá navegadores para aceder à Internet, apps de streaming, além de ser possível descarregar novas apps.

A nova consola está disponível para pré-compra, desde 389 dólares a partir do site da AtariVCS.

Editores 4gnews recomendam:

  • Esquece o OnePlus Nord! Este smartphone OnePlus é a melhor compra
  • PS5 Digital Edition: 3 razões para comprar a consola mais barata!
  • Xiaomi Redmi K30S é oficial! Eis o que muda face ao Mi 10T
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.