Atari VCS chega em novembro para disputar a popularidade da PS5

Rui Bacelar
Comentar

A nova PS5 da Sony chega ao mercado a 19 de novembro em duas versões repletas preparadas para revolucionar o mercado com o desempenho da nova geração. Ao mesmo tempo, a Atari VCS 800 prepara-se para disputar a fama da nova PlayStation 5.

A consola retro chega também em novembro, com mais de 100 jogos já instalados e a possibilidade de aceder a vários outros, além de poder ser usada como centro multimédia. Indo além da nostalgia, temos aqui um sistema computacional moderno!

A Atari VCS 800 disputará o coração dos fãs

O revivalismo do passado e respetivos ícones da cultura popular encontra na Atari VCS 800 o mais recente exemplo. A consola homenageia o passado da empresa nipónica que, em 1977, lançaria a consola Atari original para mudar o mundo desde então.

Note-se que esta tendência tem-se feito sentir nos últimos anos, com edições especiais de outros nomes sonantes, mas desta vez os responsáveis pela Atari VCS quiserem torná-la num produto moderno e capaz de ser mais que um enfeite de secretária.

O resultado é uma consola de aspeto retro com especificações muito avançadas, desde um processador Ryzen da AMD, placa gráfica Radeon e 8 GB de memória RAM. A reprodução de jogos terá uma resolução máxima de 4K em HDR.

O clássico reinventado promete disputar as atenções com a PS5

Atari VCS 800

Preparada para controladores modernos, a nova Atari VCS 800 tem porta USB 3.0, HDMI, Ethernet para ligações por cabo, além do Wi-Fi e Bluetooth para ligações sem-fios. Mais ainda, poderá ser utilizada com comandos modernos, ou o joystick clássico.

O destaque desta peculiar rival da PS5 vai para o PC Mode, ou modo computador. Isto significa que será possível instalar um sistema operativo secundário na consola Atari e utilizá-la como um PC doméstico, por exemplo, com o Windows através de uma pendrive.

Esta versatilidade tornará a Atari VCS 800 num centro de multimédia, apesar de nativamente correr o sistema operativo Linux. Não obstante, terá navegadores para aceder à Internet, apps de streaming, além de ser possível descarregar novas apps.

A nova consola está disponível para pré-compra, desde 389 dólares a partir do site da AtariVCS.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.