'Ataques' à Huawei são muito maus para a Europa, diz CEO da Vodafone

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A grande luta entre a Huawei e o governo de Donald Trump já decorre há muito tempo. Tendo-se espalhado também pela Europa. No entanto, parece que a fabricante chinesa acaba de 'conquistar' um aliado no velho continente.

O CEO da Vodafone afirmou durante uma conferência de imprensa na MWC 2019 que, a proibição de equipamentos 5G da Huawei na Europa será um erro grave para todos os países.

Nick Read explica que concentrar este tipo de equipamentos em apenas duas empresas (Nokia e Ericsson) será uma posição arriscada. Tanto para as empresas, como também as infraestruturas dos países.

CEO da Vodafone avança em defesa da Huawei e a possível proibição dos seus equipamentos 5G

Read vai ainda mais longe, e diz que as decisões de obrigar as operadoras na troca de equipamentos da Huawei, implica custos demasiados elevados. Tanto para as empresas como os seus clientes. O CEO da Vodafone não tem qualquer dúvida que este agravamento nos custos, irá atrasar a implementação das redes 5G na Europa em pelo menos 2 anos.

Como já foi falado inúmeras vezes. O grande problema está relacionado com a alegada proximidade da Huawei com o governo chinês. Donald Trump e o governo dos Estados Unidos já acusaram várias vezes a Huawei de fornecer informações privadas ao governo chinês.

Não fosse pela iniciativa de Trump em tentar persuadir os seus aliados em tomarem medidas semelhantes. A Huawei iria provavelmente continuar a não ter nenhum tipo de problemas na Europa.

Ainda assim, já surgiram informações sobre um estudo da National Cyber Security Centre (NCSC) no Reino Unido, onde chegaram à conclusão que estes alegados problemas de segurança poderão ser resolvidos de forma cordial.

Por fim, é possível que uma vez revelado de forma oficial, este estudo possa vir a resolver a difícil posição da Huawei. Pelo menos no que respeita à implementação de infraestruturas 5G na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Imagens revelam o Huawei P30 Pro! E é um smartphone incrível!

Gadgets Xiaomi que podes comprar pelo preço do Huawei Mate X

Este é o smartphone dobrável da Oppo que parece o Huawei Mate X

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.