Asus Zenfone 5Z aparece finalmente na GeekBench

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A fabricante sediada em Taiwan é famosa em Portugal pelos seus computadores e soluções para informática. Contudo, tem apostado cada vez mais no setor Mobile World Congress (MWC) em Barcelona. Aí ficamos a conhecer o dispositivo Android, o Asus ZenFone 5Z que agora aparece na GeekBench.

Posto isto, não é um novo smartphone uma vez que já foi apresentado há cerca de dois meses. Todavia, uma vez que ainda não está disponível no mercado, continuamos à sua espera. Ainda assim, entretanto já podemos ver o seu potencial na GeekBench.

Vê ainda: d confirmam o seu design

A plataforma de testes GeekBench dá-nos um teste bastante detalhado do potencial do processador utilizado. Aqui, normalmente temos uma pontuação distribuída por testes single-core (núcleos isolados) e multi-core (todos os núcleos).

Posto isto, segundo a GeekBench o smartphone Android conhecido por Asus ZenFone 5Z registou uma pontuação de 2471 pontos nos teste de single-core e 9209 pontos nos testes multi-core.

O Asus ZenFone 5Z revela o seu potencial da GeekBench

São pontuações muito elevadas e que tornam bem claro o potencial do Asus ZenFone 5Z enquanto smartphone Android topo de gama. Este, destaca-se desde logo pelas suas molduras, margens ou bezels muito finos. Com efeito, estamos perante um ecrã de 6.2 polegadas, tecnologia IPS LCD com resolução Full-HD+. Posto isto, temos aqui um total de 2246 x 1080 pixéis com a proporção ou formato 19:9. Conta também com uma notch tal como oApple.

Este smartphone Android baseia-se na plataforma móvel (processador) Qualcomm. A este SoC (system on chip) junta-se o processador gráfico, a Adreno 630.

Plataforma de testes GeekBench confirma as suas características

Esta plataforma móvel é uma das mais poderosas do mercado, sendo baseado na mais avançada tecnologia de litografia de 10nm. Utiliza núcleos Kryo 385, um total de 8 núcleos com uma frequência máxima de processamento a 2,8 GHz.

Podemos ainda referir, entre as suas demais especificações técnicas, um total de 8GB de memória RAM, isto na sua versão de topo. Temos também uma versão base de 4GB e uma versão intermédia com um total de 6GB de memória RAM.

ASUS Z101RD - número de modelo do Asus ZenFone 5Z

Estes valores são conjugados com 64GB, 128GB ou 256GB de armazenamento interno com a possibilidade de expansão através de um cartão de memória microSD até 400GB. Destaca-se ainda a conectividade dual-SIM para além de uma bateria de 3300mAh de capacidade com algo a que a marca chama de "carregamento inteligente".

A Inteligência Artificial (IA), termo que tem sido utilizado avulso para dar mais ênfase aos dispositivos móveis. Por outras palavras, a IA acaba por ser apenas mais um chavão de marketing, com algumas excepções.

Snapdragon 845 no interior deste topo de gama Android

No caso da Asus a empresa afirma que o seu novo sistema de carregamento inteligente tem em conta os hábitos de utilização. Isto para atenuar o processo de envelhecimento da bateria ( a sua natural degradação / envelhecimento).

A tecnologia denominada “AI Charging” visa combater isso mesmo, impedindo também o carregamento até 100% quando deixas o teu Android a carregar a noite toda. Aqui, só quando por norma estás prestes a acordar é que a bateria será carregada totalmente.

Segundo a fabricante Android isto vai melhorar a sua longevidade, evitando que a bateria aqueça tanto ou que fique submetida a stress durante a noite. Aqui, para que tudo isto funcione na perfeição o smartphone terá que estudar os teus hábitos de sono.

Software- Android Oreo com a ZenUI da Asus

Posto isto, os mecanismos de IA da Asus tornar-se-ão mais eficientes com o passar do tempo e à medida que vão estando cientes dos teus padrões de comportamento. Aqui, teremos que utilizar o terminal para ver se tudo isto não passam de "palavras bonitas".

Ainda assim, mesmo antes de ter passado na GeekBench, o Asus ZenFone 5Z conta com uma configuração dupla nas suas câmaras. Isto é, temos um sensor principal de 12MP de resolução com uma abertura focal de f/1.8. Esta lente tem ainda um campo de visão de 83 graus.

Já a sua segunda câmara traseira tem uma lente grande angular capaz de cobrir cerca de 200 graus. Conta com uma resolução de 8MP e abertura focal de f/2.0. Já na parte frontal temos a câmara de 8MP.

Temos ainda um leitor de impressões digitais / sensor biométrico, para além do sistema operativo Android Oreo da Google. Este está revestido pela interface ZenUI da Asus. Mais ainda, temos aqui conectividade NFC, Bluetooth 5.0, rádio FM e a saída para os auscultadores (jack de 3.5mm).

Assim que o novo smartphone Android chegar a Portugal serão os primeiros a saber.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d Go da Google

Apple iPhone SE 2 é revelado mais uma vez por fabricante de capas

d avisar-te-á quando passas muito tempo na app

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.