Asus ZenFone 5 Review | Um gama-média a considerar

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 4 min.

O Asus ZenFone 5 foi o equipamento que pude testar por um período semelhante a duas semanas. O smartphone Android correspondeu às minhas expectativas? Essa é a verdadeira questão cuja resposta encontrarás ao longo do artigo.

De facto, como utilizador atual de iOS, foi com grande estima que mudei novamente para Android, através do Asus ZenFone 5. E verdade seja dita, nem parecia que estava a utilizar um terminal com a sua faixa de preço.

Vê ainda: Xiaomi Mi Pad 4: Marca confirma algumas das suas especificações

Afinal, embora não pareça, o terminal da empresa sediada em Taiwan custa apenas cerca de 450€, pelo que esperava menos desse do que aquilo que foi capaz de dar.

Qualidade de construção

Este foi o primeiro aspeto no qual pude ficar surpreendido pelo equipamento. A nível positivo e negativo. Mais positivo do que negativo é claro. Porquê? Ora, por um lado, o que vi inicialmente foi um equipamento construído com os melhores materiais que muitos poderão pedir.

Ou seja, vidro e metal. Todavia, a sua junção não parece das mais perfeitas no equipamento. O vidro oferece uma sensação impecável, mas o aro metálico que o contorna é ligeiramente áspero. Não consigo perceber porquê.

A junção dos dois materiais de construção é pior do que se poderia imaginar, o que leva a que a sua ergonomia seja boa, mas não perfeita. Mesmo assim, tal como afirmei em vídeo, trata-se de um equipamento de gama-média.

Ecrã

Este é, de longe, o aspeto que mais destaca o Asus ZenFone 5. Quando o liguei pela primeira vez, o que vi logo foi uma notch. Igual à do Apple iPhone, mas menor em tamanho.

Aliás, todo o smartphone fez recordar o iPhone X por pouco tempo que fosse. E isso tem tanto de mau, como de bom. A notch presente no ecrã pode, de facto, ser algo indesejada ao início.

Um ecrã bom, para qualquer Android, é o que se encontra no Asus ZenFone 5!

No entanto, com alguns dias de uso rapidamente desaparece e nunca mais a notamos. Mesmo quando assistia conteúdo multimédia, era difícil haver um momento no qual preferiria não ter uma notch no ecrã. Mal se notava.

Por outro lado, a nível de cores do mesmo, o ecrã do Asus ZenFone 5 não deixa nada a desejar. Caso os pretos fossem ainda mais escuros, chegaria a pensar que se tratava de um AMOLED.

Câmaras

Este é outro aspeto peculiar. O smartphone Android traz duas câmaras na parte traseira do mesmo. Uma com 12MP e uma abertura f/1.8, e outra com 8MP e uma abertura f/2.0. Porém, aqui, a empresa parece não querer seguir a tendência.

Ou seja, em vez do conjunto natural entre uma lente comum e uma telephoto, o Asus ZenFone 5 acaba por conceder ao utilizador uma wide-angle e uma lente comum. Para vários, a grande-angular será bem mais útil.

Vê aqui alguns exemplares!

É, no limite, mais divertida que a telephoto, sem dúvida. E a questão que surge é: então não existe modo retrato? Existe é claro. Como se sabe, a criação do portrait mode nos smartphones advém de tudo menos de hardware.

Consequentemente, a Asus dá a possibilidade de serem capturadas imagens com o fundo desfocado quer atrás, quer á frente. Todavia, infelizmente, o resultado final é bem pior do que se poderia esperar.

Embora seja possível definir o quão desfocado queremos o fundo da fotografia, o que é certo é que acabaremos por ver o cabelo desfocado, as orelhas desfocadas, etc. E o mesmo acontece com a câmara frontal.

Esta, por sua vez, não é nada de especial. Serve para aquilo que se espera de um smartphone deste tipo.

Performance

Ora, a este nível, o Snapdragon 636 da Qualcomm, a par de 4GB de RAM, dão ao utilizador do Asus ZenFone 5 tudo aquilo de que necessita. Em momento algum poderia pedir mais. Não senti, sequer, o querer de um Snapdragon 845.

Por isso, independentemente do número de aplicações abertas, dos jogos testados e daquilo que está em background, smartphone Android será sempre uma excelente solução.

Características técnicas:

  • Ecrã de 6,2 polegadas IPS LCD
  • Resolução FHD+ 1080x2246
  • Processador Snapdragon 636
  • 4GB de memória RAM
  • 64GB de armazenamento interno
  • Bateria de 3300 mAh
  • Câmara traseira de 12MP + 8MP
  • Câmara frontal de 8MP
  • MicroSD Slot
  • Android Oreo (8.0)

Extras

Finalmente, há que ter em consideração o que o smartphone dá, mas que outros não dão. Aqui, em grande destaque, entra o facto da Asus personalizar o Android Oreo à sua maneira.

A dúvida é que poderia, essa gestão, ser prejudicial ao Android puro. Felizmente, não é o caso. Muito pelo contrário. Em vez disso, o Asus torna-se especial porque o seu software é único.

Todavia, há ainda alguns extras que não se encontram no smartphone. Nomeadamente, possibilidade de carregar o terminal sem fios ou poder afogá-lo em água, fosse qual fosse o motivo.

Conclusão

Com o Android Oreo instalado, especificações bastante boas e um preço apelativo, o Asus ZenFone 5 é o equipamento que qualquer fã da marca a não só quererá ter.

Par além disso, tem um grande ecrã, mas que não o torna exageradamente grande. Muito pelo contrário. Em grande parte, tal deve-se à sua notch, que será mais imperceptível do que poderias pensar.

Pontuação 4gnews

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Redmi 6 Pro é agora revelado em imagens reais do smartphone

Fortnite ainda não chegou ao Android! Não instales falsas aplicações

Apple AirPower: Adiado o lançamento do carregador sem fios da Apple

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.