O Asus ZenFone 5 foi o equipamento que pude testar por um período semelhante a duas semanas. O smartphone Android correspondeu às minhas expectativas? Essa é a verdadeira questão cuja resposta encontrarás ao longo do artigo.
De facto, como utilizador atual de iOS, foi com grande estima que mudei novamente para Android, através do Asus ZenFone 5. E verdade seja dita, nem parecia que estava a utilizar um terminal com a sua faixa de preço.
Vê ainda: Xiaomi Mi Pad 4: Marca confirma algumas das suas especificações
Afinal, embora não pareça, o terminal da empresa sediada em Taiwan custa apenas cerca de 450€, pelo que esperava menos desse do que aquilo que foi capaz de dar.
Qualidade de construção
Este foi o primeiro aspeto no qual pude ficar surpreendido pelo equipamento. A nível positivo e negativo. Mais positivo do que negativo é claro. Porquê? Ora, por um lado, o que vi inicialmente foi um equipamento construído com os melhores materiais que muitos poderão pedir.
Ou seja, vidro e metal. Todavia, a sua junção não parece das mais perfeitas no equipamento. O vidro oferece uma sensação impecável, mas o aro metálico que o contorna é ligeiramente áspero. Não consigo perceber porquê.
A junção dos dois materiais de construção é pior do que se poderia imaginar, o que leva a que a sua ergonomia seja boa, mas não perfeita. Mesmo assim, tal como afirmei em vídeo, trata-se de um equipamento de gama-média.
Ecrã
Este é, de longe, o aspeto que mais destaca o Asus ZenFone 5. Quando o liguei pela primeira vez, o que vi logo foi uma notch. Igual à do Apple iPhone, mas menor em tamanho.
Aliás, todo o smartphone fez recordar o iPhone X por pouco tempo que fosse. E isso tem tanto de mau, como de bom. A notch presente no ecrã pode, de facto, ser algo indesejada ao início.
Um ecrã bom, para qualquer Android, é o que se encontra no Asus ZenFone 5!
No entanto, com alguns dias de uso rapidamente desaparece e nunca mais a notamos. Mesmo quando assistia conteúdo multimédia, era difícil haver um momento no qual preferiria não ter uma notch no ecrã. Mal se notava.
Por outro lado, a nível de cores do mesmo, o ecrã do Asus ZenFone 5 não deixa nada a desejar. Caso os pretos fossem ainda mais escuros, chegaria a pensar que se tratava de um AMOLED.
Câmaras
Este é outro aspeto peculiar. O smartphone Android traz duas câmaras na parte traseira do mesmo. Uma com 12MP e uma abertura f/1.8, e outra com 8MP e uma abertura f/2.0. Porém, aqui, a empresa parece não querer seguir a tendência.
Ou seja, em vez do conjunto natural entre uma lente comum e uma telephoto, o Asus ZenFone 5 acaba por conceder ao utilizador uma wide-angle e uma lente comum. Para vários, a grande-angular será bem mais útil.
Vê aqui alguns exemplares!
É, no limite, mais divertida que a telephoto, sem dúvida. E a questão que surge é: então não existe modo retrato? Existe é claro. Como se sabe, a criação do portrait mode nos smartphones advém de tudo menos de hardware.
Consequentemente, a Asus dá a possibilidade de serem capturadas imagens com o fundo desfocado quer atrás, quer á frente. Todavia, infelizmente, o resultado final é bem pior do que se poderia esperar.
Embora seja possível definir o quão desfocado queremos o fundo da fotografia, o que é certo é que acabaremos por ver o cabelo desfocado, as orelhas desfocadas, etc. E o mesmo acontece com a câmara frontal.
Esta, por sua vez, não é nada de especial. Serve para aquilo que se espera de um smartphone deste tipo.
Performance
Ora, a este nível, o Snapdragon 636 da Qualcomm, a par de 4GB de RAM, dão ao utilizador do Asus ZenFone 5 tudo aquilo de que necessita. Em momento algum poderia pedir mais. Não senti, sequer, o querer de um Snapdragon 845.
Por isso, independentemente do número de aplicações abertas, dos jogos testados e daquilo que está em background, smartphone Android será sempre uma excelente solução.
Características técnicas:
- Ecrã de 6,2 polegadas IPS LCD
- Resolução FHD+ 1080x2246
- Processador Snapdragon 636
- 4GB de memória RAM
- 64GB de armazenamento interno
- Bateria de 3300 mAh
- Câmara traseira de 12MP + 8MP
- Câmara frontal de 8MP
- MicroSD Slot
- Android Oreo (8.0)
Extras
Finalmente, há que ter em consideração o que o smartphone dá, mas que outros não dão. Aqui, em grande destaque, entra o facto da Asus personalizar o Android Oreo à sua maneira.
A dúvida é que poderia, essa gestão, ser prejudicial ao Android puro. Felizmente, não é o caso. Muito pelo contrário. Em vez disso, o Asus torna-se especial porque o seu software é único.
Todavia, há ainda alguns extras que não se encontram no smartphone. Nomeadamente, possibilidade de carregar o terminal sem fios ou poder afogá-lo em água, fosse qual fosse o motivo.
Conclusão
Com o Android Oreo instalado, especificações bastante boas e um preço apelativo, o Asus ZenFone 5 é o equipamento que qualquer fã da marca a não só quererá ter.
Par além disso, tem um grande ecrã, mas que não o torna exageradamente grande. Muito pelo contrário. Em grande parte, tal deve-se à sua notch, que será mais imperceptível do que poderias pensar.
Pontuação 4gnews
Assuntos relevantes na 4gnews: