ASUS ZenFone 5 será o próximo clone do iPhone X da Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A importância de um produto afere-se não só pelos seus relatórios de vendas mas também pelo impacto que este possa ter junto da indústria onde se insira. Tome-se as câmara de ação GoPro que dão nome a praticamente todo esse segmento de mercado. Veja-se os iPad que praticamente sinónimo de tablet. Repare-se agora no ASUS ZenFone 5 que é praticamente sinónimo de iPhone X da Apple...

E se a Huawei nos deixou convencidos (e preocupados) com a possibilidade de os seus próximos três smartphones podem ser inspirados no iPhone X. Não serão certamente os únicos. Agora o senhor Roland Quand partilhou estes novos renders ou renderizações do produto. O aspecto, tal como podem ver é "levemente" inspirado num outro smartphone que seria apresentado em setembro do 2017 no auditório Steve Jobs.

Vê ainda: d

Depois de já termos visto aqui alguns detalhes sobre o ZenFone 5 Lite e do ZenFone 5 Max, começamos a notar um padrão de design. Este, para nossa grande surpresa e incredulidade, mostra-nos um iPhone X não da Apple mas sim da ASUS. Sem o iOS mas com o Android.

O aspecto familiar do suposto ASUS ZenFone 5 mostra-nos o quão influente pode ser a Apple e os seus produtos. Não duvido que seja uma boa estratégia para atrair alguns consumidores. Afinal de contas existirá um grande número de consumidores que sempre quis um Apple iPhone X mas, ou não gostou do iOS ou não gostou do preço (provavelmente este último.

ASUS ZenFone 5, o próximo clone do Apple iPhone X?

A resposta das fabricantes Android? Ora...porque não capitalizar com este boom mediático do iPhone X e fazer os nossos smartphones à sua imagem. O resultado está à vista! Caso o senhor Roland Quandt da publicação WinFuture não nos esteja a mentir então teremos aqui praticamente um clone do smartphone premium da Apple. Fantástico em aspecto, completamente falhado em originalidade de design. E seguida temos todos as renderizações ou renders numa só imagem.

iPhone X, a ameaça dos clones...

Começa a ser uma tendência preocupante e sinceramente espero, mais uma vez, que as fabricantes reconsideram o design dos produtos. Não que o seu aspecto seja pouco atraente. Muito pelo contrário mas é uma clara imitação, falta de originalidade ou uma simples ode ao iPhone X? Será que os designers estão sem ideias? Não, a culpa não é deles...

Assim sendo, a ASUS será a próxima a juntar-se ao exército de clones que invadirá o mercado mobile em 2018. Quando a ambição e o lucro falam mais alto é fácil fechar os olhos a gritantes faltas de originalidade. Note-se que não estou a criticar a possível performance, desempenho ou autonomia do ASUS ZenFone 5 ou qualquer outro smartphone.

Todavia, esperava um pouco mais de maturidade e originalidade destas marcas que não perdem tempo a criticar a Apple sempre que podem. E sempre que podem acabam por comer uma bela fatia de tarde de maçã. Mas é mesmo assim, no mundo dos negócios tudo vale, tudo se perdoa desde que ao fim do mês os resultados sejam positivos.

ASUS ZenFone 5 vs iPhone X, um Déjà vu

Tal como vários outros smartphones de 2018, topos de gama e não só, o ASUS ZenFone 5 chegará com um ecrã 18:9. Algo semelhante também ao Xiaomi Redmi 5/5 Plus mas não há muito a fazer. Torna-se difícil fugir a um aspecto cada vez mais padronizado, sobretudo quanto praticamente todas as fabricantes utilizam componentes semelhantes. O ecrã 18:9 é apenas o mais recente elemento uniformizador.

ASUS ZenFone 5 será apresentado no MWC 2018

De momento não sabemos quais serão as especificações técnicas do ASUS ZenFone 5 mas podemos esperar um display com resolução Full-HD+ com o referido formato 18:9. A nível de processador, na melhor das hipóteses teríamos o Snapdragon 670 que também será uma das estrelas do MWC 2018.

Este smartphone contará com a porta áudio jack de 3.5mm, um altifalante na parte inferior e um porta USB do Tipo C. Teremos também uma estrutura metálica tal como é evidenciado pelas linhas das antenas. Contará com cantos arredondados e com uma câmara dupla na sua traseira para além de um flash LED. Esta terá um alinhamento vertical porque...Apple iPhone X. Temos ainda o leitor de impressões digitais ou sensor biométrico.

A ranhura para os cartões SIM e para o cartão de memória microSD está presente na lateral esquerda. Ao passo que na direita temos os botões físicos. Desde o seletor de volume até ao botão On/Off. No topo temos o microfone secundário. Por último, na parte frontal temos ainda uma notch ou monocelha porque...Apple iPhone X.

A marca já enviou os seus convites para a apresentação no MWC 2018. Acredita-se que aí sejam apresentados os novos ASUS ZenFone 5 e respectivas variantes. Note-se que, para já, este aspecto do smartphone não passa de um leak, de um rumor, de uma informação não oficial.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi Mix 2S – Assim será o próximo Android da Xiaomi

com Android

e

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.