ASUS ZenFone 5 começa a receber o tão desejado Android Pie

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google disponibilizou de forma oficial o Android Pie em agosto de 2018. Após todo este tempo, é ainda ínfimo o leque de smartphones que já fazem uso deste novo sistema operativo. Ainda assim, o ASUS ZenFone 5 é a mais recente adição a este restrito leque.

Cinco meses depois da sua disponibilização oficial, o Android Pie ainda não figura sequer nos dados oficiais da Google. Ou seja, o número de smartphones que dele fazem uso é tão pequeno que nem a própria empresa de Mountain View nos revela a sua quota de mercado.

Vê ainda: Google Play Store: 5 aplicações grátis perfeitas para veres o Guia TV

Este é o eterno problema do sistema operativo mais utilizado no mundo. A quantidade de marcas que o utilizam é tão grande que se torna quase impossível à Google ter mão em todas. Ainda assim, a empresa tem redobrado esforços para mudar este cenário.

ASUS ZenFone 5 é o mais recente membro da família Android Pie

No que diz respeito à ASUS, a empresa de Taiwan já havia adiantado que o Android Pie chegaria aos seus ZenFone em janeiro deste ano. Promessa que começa agora a ser cumprida com a disponibilização do Android Pie para este equipamento.

Com efeito, se és detentor de um ASUS ZenFone 5, com o modelo ZE620KL, já podes fazer uso do novo sistema operativo da Google. O Android Pie começa agora a ser distribuído via OTA, o que significa que em breve serás notificado para a sua instalação.

Nas suas notas oficias, a ASUS não nos revela muito do que de novo trará esta versão ao seus ASUS ZenFone 5. Com efeito, temos apenas a informação de que se trata da versão 16.0610.1812.58 e que traz consigo uma atualização de segurança para o Android.

O que esperar do Android Pie neste equipamento?

A nova versão do sistema operativo da Google traz algumas novidades bem interessantes. Em primeiro lugar, temos uma nova navegação por intermédio de gestos. Este parece ser o futuro dos smartphones e a Google já está a prepada para tal.

Em seguida, podemos destacar uma maior influência da Inteligência Artificial no sistema operativo em si. Esta permitirá ao Android Pie fazer uma melhor gestão da bateria do teu smartphone adaptando recursos consoante a tua utilização.

Existe ainda uma outra novidade que será bastante interessante para a saúde dos utilizadores. Com efeito, o Digital Wellbeing irá fornecer informações úteis sobre a nossa utilização do smartphone. Será, inclusive, possível definir tempos de utilização para determinadas aplicações ou mesmo acinzentar a sua interface a partir de uma certa hora.

Por fim, referir que a distribuição deste novo firmware para o ASUS ZenFone 5 será feita de forma faseada. Será normal nem todos os utilizadores o receberem ao mesmo tempo, portanto, vai-te mantendo atento às tuas notificações.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei P30 Lite. Este poderá ser o design do novo Android

Samsung Galaxy A8s poderá em breve chegar à Europa

Google Fotos começa a testar novo design para o menu de partilhas

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.