Particularmente excelente na fotografia, o ASUS ZenFone 5 recebeu 93 pontos na captura de imagem. Curiosamente a sua pontuação mais baixa dentro da secção fotografia foi o efeito bokeh, o desfoque artístico de fundo. Destaca-se também pela exposição e contraste da imagem.

O ASUS ZenFone 5 é um smartphone Android de gama média-alta

Paralelamente, a pontuação mais elevada dentro do quesito da fotografia foi no parâmetro do auto-focus, a velocidade e precisão da focagem. A DxOMark refere que o smartphone tem um desempenho excelente na captura de fotografia em todo o tipo de cenários. Referem ainda uma performance "acima da média" na fotografia noturna.

Já na gravação de vídeo, os resultados deste smartphone Android são bons, mas não ao mesmo nível do seu desempenho na fotografia. Aqui, com 86 pontos o ASUS ZenFone 5 não brilha mas não desilude. Temos uma excelente pontuação no autofocus e uma fraca pontuação nas Texturas.

Isto é, ao gravar vídeo o smartphone Android é capaz de focar com precisão no objecto mas sentiremos perdas nas texturas e detalhes das superfícies. Já a representação da cor é um dos pontos fortes na gravação de vídeo.

O que nos oferece o ASUS ZenFone 5?

O ASUS ZenFone 5 é um dispositivo Android que custa menos de 450€ em Qualcomm. Conta com uma câmara dupla na sua traseira de 12MP, pixéis de 1.4µm e uma abertura focal de f/1.8.

Temos também um segundo sensor de 8MP com abertura focal de f/2.0 e pixéis de 1.12µm. Câmara que para a DxOMark consegue entrar já em terreno de topos de gama em ambos os parâmetros.

Numa nota pessoal, é ótimo vermos cada vez mais fabricantes a apostarem seriamente no quesito da fotografia. Afinal de contas, os smartphones são cada vez mais as nossas câmaras de eleição.