Android Oreo chega agora ao smartphone Asus Zenfone 4 Pro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A fabricante sediada em Taiwan tem estado a trabalhar afincadamente para melhorar toda a sua interface gráfica, a ZenUI bem como nas atualizações de sistema. Agora, para o smartphone Asus Zenfone 4 Pro chega finalmente a mais recente versão do sistema operativo da Google, o Android Oreo.

Temos aqui uma das maiores, se não mesmo a maior atualização de sistema que alguma vez chegou ao Asus Zenfone 4 Pro. Trata-se de um grande salto tanto a nível de funcionalidades como a nível de aspecto para toda a interface ZenUI. Note-se que o sistema operativo é revestido, ou mascarado, pela interface da marca. Vejamos o que muda.

Vê ainda: Nokia 9 mostra-nos a “notch” em novas imagens do smartphone

Em primeiro lugar, se tens um Asus Zenfone 4 Pro então fica atento à chegada do Android Oreo 8.0 via OTA. Por OTA entenda-se Over The Air ou através do ar. Para o utilizador isto significa que receberás uma notificação, um alerta visual e/ou sonoro na tua barra de notificações.

Em seguida terás apenas que carregar nessa notificação, aceitar a chegada das novidades, descarregar o novo firmware (software de sistema) e aguardar a sua instalação. Mais ainda, é preciso frisar que a atualização está a ser distribuída gradualmente. Isto é, chegará por lotes ou fases ao teu Asus Zenfone 4 Pro.

Android Oreo chega por fim ao Asus Zenfone 4 Pro

Tal como podemos ver pelos fóruns oficiais da empresa, a atualização já começou a ser distribuída. Mesmo assim poderá demorar algumas semanas até que chegue a todas as regiões e utilizadores. Não te preocupes, a atualização para Android Oreo já está a chegar e poderás consultar manualmente a sua disponibilidade. Para tal vai a Definições - Acerca - Atualização de Sistema. Assim que estiver disponível serás alertado para tal. É agora uma simples questão de tempo.

Android Oreo chegará via OTA ao teu Asus Zenfone 4 Pro

Poderás identificar o número de compilação pela versão V15.0410.1802.34. Aqui, para além de todas as novidades do sistema Android Oreo terás também uma melhoria no consumo energético. Isto significará, pelo menos em teoria, numa melhor autonomia para o teu equipamento.

Android Oreo com a interface ZenUI

Terás também novas funções como a captura de ecrã / tela longa e uma interface ZenUI com vários retoques e melhorias. Terás também várias limitações impostas pelo sistema, para as aplicações que continuam a funcionar em segundo plano. Isto vai impedir as Apps de continuarem a consumir energia quando não as estás a utilizar.

Contarás ainda com o auto-preenchimento para formulários, bem útil para quem troca bastante de smartphone. Sem esquecer o suporte para as aplicações instantâneas no Android Oreo, os ícones adaptáveis, a facilidade de instalação para Apps, entre outros. Sentirás uma nova vida no teu Asus Zenfone 4 Pro.

O smartphone foi apresentado em agosto passado. Trazia o sistema operativo Android Nougat pré-instalado e conta com um grande ecrã de 5.5 polegadas Full-HD (1080 x 1920 pixéis) com o formato 16:9. Utiliza o procesador Snapdragon 835 da Qualcomm e 6GB de memória RAM.

Está disponível em duas variantes de memória interna com 64GB ou 128GB de armazenamento com suporte para expansão via microSD. Conta ainda com uma dupla câmara na traseira de 12 e 16MP. A câmara frontal é de 8MP e temos também uma bateria de 3600mAh de capacidade.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P20 promete ser capaz de superar uma câmara DSLR

Vivo V9 revela todas as suas características antes do lançamento

d

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.