Asus Zenfone 3 é oficial: As novidades, características e Preços!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Tal como previsto, a Asus apresentou uma vasta gama de produtos durante esta madrugada no evento Computex que teve lugar em Taipei. Desde Zenbook's, os novos Transformer, e até um pequeno robô bastante engraçado, a Asus revelou muitas surpresas mas o melhor foram mesmo os seus novos smartphones. Está na altura de ficaremos a conhecer os Asus Zenfone 3!

Asus Zenfone 3: As Novidades

Depois do sucesso do Zenfone 2, o Asus Zenfone 3 melhorou vários aspectos essenciais, desde logo, o novo Zenfone 3 é construído em vidro e metal (painel frontal e traseiro em vidro), aumentando consideravelmente a sua qualidade de construção. A geração anterior era razoavelmente bem construída mas utilizava o plástico como principal material de construção, algo que não agrada a toda a gente.

Não percas: Asus ZenFone 3 Ultra, o phablet de 6.8″ polegadas e design de metal

Além disso, o novo Asus Zenfone 3 tem os seus botões de On/Off e selector de volume na sua lateral e não na traseira como no Zenfone 2, algo que a meu ver é mais prático e intuitivo na vida real. Com efeito, por baixo da câmara traseira temos agora um leitor de impressões digitais ou sensor biométrico, mais uma boa adição para este surpreendente smartphone de gama média.

O Asus Zenfone 3 faz parte da nova família de smartphones da Asus e é aquele que apresenta uma melhor relação qualidade/preço mas antes disso vamos ver as suas especificações técnicas e características internas:

Asus Zenfone 3: As características e especificações

No seu interior o Asus Zenfone 3 tem um processador da Qualcomm, o Snapdragon 625, um SoC com 8 núcleos de processamento (Cortex A53) com velocidades até 2.0Ghz, além da gráfica Adreno 506 e uns generosos 4GB de memória RAM, além dos 64GB de memória interna expansível. Teremos também uma versão base com 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno com um preço ainda mais baixo.

Relativamente ao seu software, o Asus Zenfone 3 vem equipado com o sistema operativo Android 6.0 Marshmallow com a sua interface própria, a ZenUI com várias funcionalidades extra como o modo "Game Genie" que optimiza o desempenho para que todos os teus jogos mais pesados corram na perfeição e sem qualquer quebra no framerate.

Vê ainda: Zenfone 3 Deluxe é o sonho tornado realidade

O ecrã ou tela do Asus Zenfone 3 tem 5.5 polegadas, IPS LCD com resolução de 1080 x 1920 pixels Full-HD, que nos dá uma densidade de 401ppi (pixels por polegadas) e está protegido pelo vidro Gorilla Glass 3 para resistência a quedas e riscos.

O plástico deu lugar ao vidro e metal

Vê também: Asus ZenBook 3 é um pouco mais que um MacBook

A Asus também se gabou bastante da câmara fotográfica de 16MP no seu Asus Zenfone 3. Com efeito, este sensor vem equipado com laser autofocus para uma focagem extremamente rápida (0,03 segundos), tal e qual a maioria dos topos de gama presentes no mercado e como se isso não fosse suficiente também temos aqui estabilização óptica da imagem (OIS) com 4 eixos de estabilização, além do software dedicado para complementar a estabilização ótica.

Para as tuas selfies o Asus Zenfone 3 tem uma câmara de 8MP e no geral, todo este novo departamento fotográfico da Asus parece bem prometedor mas só depois de os testarmos é que poderemos tirar conclusões, até porque a geração anterior não era propriamente conhecida pela sua qualidade fotográfica.

Por último, a bateria e a sua autonomia. Este era o calcanhar de Aquiles do Zenfone 2 e desta vez temos aqui uma bateria de 3000mAh no Asus Zenfone 3 com conectividade USB do tipo C e suporte para carregamento rápido. Esperemos que o problema da autonomia esteja finalmente resolvido mas de qualquer forma, a "Doze" do Android Marshmallow vai dar uma grande ajuda.

Preços e Datas

Em primeiro lugar as más notícias. Ainda não temos qualquer informação relativamente às datas de lançamento dos Asus Zenfone 3 no mercado mas esperemos que até julho eles comecem a chegar!

Passando para as boas notícias, os preços dos Asus Zenfone 3 são bastante agradáveis. Com efeito, a versão base do Asus Zenfone 3 com 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno custará 249 dólares e caso chegue ao nosso mercado pelo preço de 249€ seria um best-seller instantâneo! Já se quiseres mais RAM e memória interna, terás também o Asus Zenfone 3 com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento, custando este modelo um pouco mais, como é óbvio, devendo rondar os 299 dólares.

Qual a tua opinião sobre os novos Asus Zenfone 3?

Talvez queiras ver:

  • Asus Zenfone 3 pode vir equipado com 6GB de memória RAM
  • Asus ZeFone 2 com 20% de desconto imediato só este fim-de-semana
  • Asus lança nova versão do ZenFone Max na Índia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.