ASUS reforça a sua presença em Portugal com o ZenFone Zoom S

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

A ASUS é uma marca asiática, mais concretamente de Taiwan e já é uma das principais referências no mercado de smartphones brasileiro. Em Portugal é muito conhecida pelos seus computadores e almeja agora conquistar um lugar de respeito no segmento móvel. Mais concretamente, após a sua apresentação e lançamento oficial ontem, no mercado nacional, o novo ZenFone Zoom S quer ganhar a admiração do publico português. Será que consegue?

Vê ainda: Google Chrome vai bloquear anúncios a partir de 2018

Como caracterizar o novo ZenFone? Ele é elegante, leve e com sistema de duas lentes - dois sensores - para deslumbrar na fotografia com smartphones, pronto para captar qualquer momento em qualquer lugar. Esta é a premissa do novo ZenFone mas para além de palavras bonitas, o que é que este ZenFone acrescenta ao mercado tão saturado de smartphones?

Olá ZenFone, o que te diferencia?

  • Traz uma tecnologia SuperPixel - mais um nome bonito para caracterizar o sistema de focagem extremamente rápida e consegue captar fotografias com elevada resolução mesmo em condições de baixa luminosidade. Algo que terá de ser testado com uma review / análise ao ZenFone.
  • Tem uma câmara com zoom ótico real de 2,3X e outra com zoom digital total de 12X - agora sim estamos a falar de algo em concreto. Zoom ótico num smartphone é impressionante pelo simples facto de que existe muito pouco espaço para os elementos óticos. Note-se que o iPhone 7 Plus tem Zoom ótico de 1x, portanto aqui o ZenFone está em clara vantagem.
  • Tem uma bateria de alta capacidade de 5000mAh para até dois dias de uso intensivo, com um único carregamento. Bom, dependendo do que consideres "uso intensivo". De qualquer forma, com 5000mAh o novo ZenFone é praticamente um PowerBank e apresenta um grande potencial de autonomia.
  • Dual-SIM 4G/3G, com downloads até 300Mbps (Categoria 7) a partir de qualquer cartão. Uma característica sempre bem-vinda, na medida em que dá mais liberdade ao utilizador e não o vincula a uma só operadora.
  • O ASUS ZenFone Zoom S é conhecido como ZenFone 3 Zoom em vários mercados internacionais, eis uma amostra do que a sua câmara pode fazer:

A ASUS já tem disponível no mercado português o mais recente topo de gama da sua linha de smartphones, o ZenFone Zoom S. Trata-se de um equipamento com características de gama média-alta e com particular destaque para a câmara fotográfica. O seu lema é "Capta o Momento" e apesar do seu grande ecrã de 5.5 polegadas e enorme bateria de 5000mAh consegue ser mais fino do que a geração anterior de ZenFone's.

A câmara do ZenFone Zoom S quer conquistar Portugal

A ASUS orgulha-se particularmente das capacidades fotográficas deste ZenFone, sendo o seu smartphone mais completo até à data, com uma auspiciosa lista de novas funcionalidades concebidas para assegurar uma versatilidade fotográfica sem igual. Cumpre aqui destacar características como as duas câmaras na sua traseira.

Este sistema é composto por uma câmara principal com abertura f/1.7 ( quanto menor for este valor maior será a abertura que, consequentemente permitirá que entre mais luz no sensor), lente grande angular de 25mm com um sensor SONY IMX362 de 12MP com 1.4µm pixéis (1/2.55” de dimensão), e por uma segunda câmara dedicada de 12MP de 59mm de distância focal para um zoom ótico instantâneo de 2,3X e um zoom total de 12X (ótico e digital), garantindo assim acesso ao melhor modo para múltiplos intervenientes e profundidades de campo. Para tirar o maior proveito deste ZenFone convém que tenhas algumas noções de fotografia. A câmara principal do novo ZenFone, é indicada para fotografias generalistas e macros de até 10cm (ótimo para captar detalhes os pequenos detalhes da natureza), enquanto a câmara com zoom ótico é indicada para fotografar objetos mais distantes, criando uma maior profundidade para o objeto de fundo.

A maior vantagem das duas câmaras com lentes de diferentes profundidades de focagem é a capacidade oferecida aos utilizadores de poderem mudar de lente e compor diferentes perspetivas.

Sem esquecer as selfies, o ZenFone Zoom S tem uma câmara frontal com resolução de 13MP. Está equipado com um sensor SONY IMX 214 de 13MP com uma lente com a abertura de f/2.0 que permite obter selfies de alta resolução. Para iluminar melhor o teu rosto, o ZenFone dispõe ainda de um modo ‘screen flash’ que utiliza o ecrã como flash em ambientes de iluminação insuficiente.

Vê ainda: Prison Break: último episódio foi tão entusiasmante quanto se esperava!

A câmara conta ainda com vários modos e funcionalidades como a focagem automática ASUS 0.03s TriTech+ que é um sistema melhorado de focagem automática da ASUS. Para tal utiliza três tecnologias de focagem, juntamente com um sistema laser de focagem automática e outro de acompanhamento do objeto fotografado.

Destaca-se ainda o "Dual Pixel PDAF" em que cada pixel do sensor está agora dividido em duas secções de deteção que conseguem identificar o movimento dos objetos ou pessoas analisando as variações entre os raios de luz que alcançam os dois sensores. O sistema de focagem laser particularmente útil na fotografia a menos de 1,5 metros. Sem esquecer a focagem com acompanhamento do objeto.

Para os mais entusiastas da fotografia temos ainda o suporte para ficheiros RAW, podes gravar as fotos neste ficheiro para não perder absolutamente nenhum detalhe das fotos capturadas. Terás também um moto totalmente manual que permite o controlo das definições deste ZenFone. Entre elas inclui-se o equilíbrio de brancos, o valor de exposição (EV), a focagem e as definições de ISO, e uma seleção de velocidades de obturação de entre 1/50000 e 32 segundos. Este modo permite ainda que os utilizadores ultrapassem a seleção automática da câmara e escolham entre a utilização da lente de 25mm, f/1.7 da câmara principal ou da lente de 59mm da câmara zoom.

A nível de vídeo temos ainda a possibilidade de gravação em 4K Ultra-HD com focagem automática contínua. Isto permite que o ZenFone mantenha a focagem nas pessoas ou objetos mesmo quando grava vídeo numa incrível resolução de 4K UHD.

Características do ASUS ZenFone Zoom S

O ZenFone Zoom S chega a Portugal com boas características e funcionalidades. Entre elas, destacam-se os seguintes:

  • Estabilização ótica de imagem de quatro eixos (OIS) e estabilização eletrónica de imagem de três eixos (EIS) para impedir que os vídeos fiquem tremidos.
  • Gravação de vídeo 4K UHD ultra detalhado a 3840 x 2160.
  • Traz uma enorme bateria de 5000mAh capa de funcionar como PowerBank
  • Pesa 170 gramas - construção metálica
  • Tem 7.9mm de espessura
  • Ecrã / Tela de 5.5 polegadas AMOLED Full-HD 1080p
  • Protegido por Corning Gorilla Glass 5
  • Processador Snapdragon 625 da Qualcomm
  • Leitor de impressões digitais - sensor biométrico
  • 32/64/128GB de armazenamento expansível via microSD
  • 4GB de memória RAM
  • Sistema operativo Android 6 Marshmallow

Este ASUS ZenFone impressiona pela sua câmara e bateria. Contudo, pelo preço já devíamos ter aqui a mais recente versão do sistema operativo Android 7 Nougat e o seu processador não é o mais recente dentro desta gama de "motores" da Qualcomm. Quanto ao seu verdadeiro valor e performance na vida real, só após uma análise / review ao novo ZenFone é que nos poderemos pronunciar.

O ASUS ZenFone Zoom S já está disponível em Portugal com um PVP recomendado de 499,99 euros.

Outros assuntos relevantes:

Oppo R11: Imagens e video revelam todos os seus segredos

Caixa do OnePlus 5 confirma a existência de Dual-Câmara

Motorola Moto Z2 Play – Todas as novidades do equipamento

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.