Asus: Próximas motherboards ROG 'apanhadas' em imagens reais

Abílio Rodrigues
Comentar

A próxima geração de placas mãe ROG Maximus XIII da Asus foi revelada nas redes sociais antes do tempo. As imagens foram publicadas na rede social Twitter e mostram as novas ROG Maximus XIII Extreme Glacial e ROG Maximus XIII HERO.

As duas motherboards em questão são baseadas no chipset Z590 e foram desenhadas para os novos processadores de 11ª geração da Intel, que terão como base a arquitetura Rocket Lake.

Asus ROG Maximus XIII Extreme Glacial

ROG MAXIMUS XIII EXTREME GLICIALROG MAXIMUS XIII HERO pic.twitter.com/RE94xpLMb2

— 포시포시 (@harukaze5719) 10 de janeiro de 2021

A ROG Maximus XIII Extreme Glacial é dos modelos mais topo de gama que a Asus tem para oferecer. A grande diferença entre esta variante e a tradicional é a pré-instalação de um bloco de refrigeração líquida, apontando para sistemas com loops personalizados de watercooling.

Em termos de energia para o CPU temos uma configuração com duplo conetor de 8 pinos, de forma a auxiliar ainda as quatro ranhuras para memória DDR4 DIMM. No total, serás capaz de usar até 128GB de memória RAM nesta motherboard com velocidades extremamente rápidas.

Não faltam também botões dedicados ao overclocking e ajustes da placa, com a inclusão de pontos de medição de voltagem para satisfazer as necessidades dos mais entusiastas.

No que à expansão diz respeito temos dois slots PCIe 4.0 x16 e apenas um slot PCIe 4.0 x4. Para armazenamento a Asus vai oferecer duas ranhuras para discos SSD M.2. A ligação DIMM.2 ao lado das ranhuras para memória RAM oferece mais dois slots M.2, sem que se saiba se vão operar a velocidades de terceira ou quarta geração.

Por fim, vamos poder aceder a 6 portas SATA III e dois conetores USB 3.0/3.2 para o painel frontal.

Asus ROG Maximus XIII HERO

Já a ROG Maximus XIII HERO terá um preço mais "acessível," que deve rodar os €400. A placa parece incluir um módulo Wi-Fi e recorrer também a dois cabos de 8 pinos para alimentar o processador. Apesar disso, o design de entrega de energia não será semelhante à placa descrita em cima.

No quesito memória temos os tradicionais 4 slots para DDR4 e as VRM estão cobertas por grandes dissipadores de calor em alumínio para ajudar a levar os processadores compatíveis ao limite.

Em termos de expansão oferece 3 slots PCIe 4.0 x16 com mais duas possibilidades de ligar discos M.2. Para além destes poderás usufruir de 6 portas SATA III. Relevante é também a inclusão de uma solução de áudio SUPREMEFX, com menor interferência com os sinais elétricos circundantes para um som mais cristalino.

As motherboards Z590 da Asus devem ser anunciadas de forma oficial nos próximos dias, durante a CES 2021.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.