Asus: novas motherboards ROG Z590 incluem teste de memória na BIOS

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Foi durante a CES 2021 que a Asus anunciou as suas novas placas mãe Z590 para os processadores LGA1200 da Intel. Aquilo que a marca não revelou na altura é que iria incluir no firmware da BIOS (Sistema Básico de Entrada/Saída) um teste de memória, mais concretamente o MemTest86.

Esta funcionalidade é para já exclusiva das motherboards com o cunho Republic of Gamers, sendo desconhecido se o MemTest86 passará a figurar em todas as placas da Asus.

Motherboards Asus ROG cada vez mais amigas do overclocking

O MemTest86 é um software bastante conhecido e utilizado pelos entusiastas de computadores para o diagnóstico de falhas de memória RAM.

É capaz de detetar pentes de memória que deixaram de funcionar, mas talvez mais importante permite despistar problemas com a RAM especialmente em cenários de overclocking instável.

Esta funcionalidade é ainda mais relevante agora que os processadores Rocket Lake da Intel apresentam um controlador de memória integrado mais capaz, oferecendo até compatibilidade com memória DDR4 mais veloz.

Em consequência, as placas mãe Z590 também atualizaram a sua lista de compatibilidades, adicionando kits de memória que podem ir até aos DDR4-5333.

Com a possibilidade acrescida de fazer overclock chega também a utilidade de uma ferramenta deste género, para que os entusiastas se possam certificar que os seus valores estão ajustados ao que é permitido pelo hardware.

Com a integração do MemTest86 na BIOS está aberto o caminho para uma experiência mais fluida e menos dores de cabeça na hora de perceber alguns dos motivos que podem levar um computador a não arrancar.

MemTest86 é uma ferramenta muito útil que podes descarregar e usar

O MemTest86 está também disponível sem integração na BIOS para todos os utilizadores, podendo ser descarregado gratuitamente.

A Asus parece desta forma estar a colocar um ênfase especial no desempenho da memória, cada vez mais importante em vários cenários de computação, nomeadamente nos videojogos.

Para já são desconhecidas quais as motherboards ROG que vão ter direito a esta integração, sendo provável que isso seja revelado apenas aquando do seu lançamento.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nvidia RTX 3060 mobile mostra o seu poder no Geekbench 5
  • Apple 1 original construído por Steve Jobs e Steve Wozniak à venda por valor astronómico!
  • Asus: monitor ROG Swift PG279QM chega para conquistar jogadores de FPS
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.