A Samsung lançou este ano um conceito inovador para a indústria - um "Smart Monitor". Essencialmente, o monitor M8 da marca sul-coreana vem munido do seu próprio sistema operativo integrado.Este OS permite ao utilizador utilizar uma multiplicidade de aplicações, à semelhança das funcionalidades que uma Smart TV oferece.
Recentemente, a ASUS anunciou um dispositivo que fará competição direta ao M8 da Samsung - o ASUS ZenScreen Smart Monitorque vem com Google TV integrada.
Uma nova geração de periféricos?
O novo monitor da gigante Taiwanesa apresenta um ecrã com umas compostas 27 polegadas e resolução 4K, num display com tecnologia de topo IPS LCD. Além destas sólidas especificações de ecrã, o monitor contém colunas de som integradas de 5W, desenhadas pela Harmon Kardon.
No entanto, a maior qualidade deste ecrã assenta no seu suporte inovador para Google TV, o software de streaming da Google que se assemelha à Android TV. Com a Google TV, o utilizador irá poder usufruir da grande maioria das aplicações de streaming de vídeo e áudio, tais como YouTube, Spotify, Netflix, Amazon Prime e HBO Max.
Todas estas aplicações podem ser obtidas através da Google Play Store, tal como qualquer outro dispositivo Android.
À semelhança da Samsung, este monitor traz o seu próprio comando remoto, uma adição que se tem tornado cada vez mais rara na compra deste tipo de periférico.
Em termos de conectividade, o ASUS ZenScreen Smart Monitor revela-se muito flexível: está munido do serviço Bluetooth mais recente, bem como uma placa de Wi-Fi sólida, de forma a que o seu utilizador não esteja dependente de um cabo LAN para o acesso à internet.
Além disso, o periférico apresenta uma entrada HDMI 2.0 na sua traseira, bem como uma entrada DisplayPort 1.4 e uma entrada Type-C. Este Type-C não irá ser exclusivo para transferência de dados, visto que terá um Power Output de 90W - desta forma, o utilizador poderá carregar um dos seus dispositivos móveis de forma rápida e prática enquanto utiliza o ZenScreen. As restantes saídas são um jack de 3.5mm para Headphones e um USB Hub integrado no próprio monitor.
Os toques finais da ASUS também não passam despercebidos - o monitor contém, na sua traseira, um compartimento para guardar acessórios, tais como um teclado, um rato ou até mesmo o próprio comando do monitor.
Até agora, a ASUS ainda não disponibilizou informações sobre a RAM, processador, ou armazenamento deste monitor, pelo que teremos de esperar atentos por novas notícias.