Asus apresenta novidades de topo na sua linha gaming

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Durante o seu evento Break All Limits, a Asus deu a conhecer novidades de topo para a sua linha gaming.

No anúncio incluem-se as novas motherboards da ROG para plataforma Intel, as fontes de alimentação ROG Thor e o monitor Fast IPS ROG Strix XG309CM que vão dar outro rumo ao mundo dos videojogos.

Nova geração de motherboards Asus incluem nova funcionalidade, exclusiva da marca, para otimização de desempenho

Foi no seu evento Break All Limits que a Asus apresentou uma nova série de produtos, direcionados para ambiente gaming. De acordo com a marca, a partir de agora os jogadores podem utilizar, pela primeira vez, módulos de memória DDR5 e dispositivos PCIe 5.0 e CPUs Intel Core, reformulados de raiz, para obterem de até 16 núcleos e 24 threads.

Por esta razão, a nova geração de motherboards ROG que incluem os modelos ROG Maximus Z690 Extreme, Extreme Glacial, Apex e outras motherboards ASUS Z690 estão agora equipadas com um fornecimento de energia, capaz de reagir em frações de segundos a alterações ocorridas na tensão e frequência da plataforma Intel Alder Lake. Tudo para que o equipamento gaming possa ter um desempenho de máxima eficiência.

Segundo a Asus, as motherboards ROG Z690 integram a nova funcionalidade ASUS Extended Memory Profiles (AEMP), exclusiva da marca, que através de uma configuração na BIOS, é capaz de "aumentar a velocidade do módulo de memória DDR5 e os timings para além dos seus limites oficiais". Também nesta funcionalidade, o objetivo é otimizar ao máximo a performance do equipamento.

Salienta-se ainda que a maior parte das motherboards pertencentes a esta nova geração estão equipadas com Wi-Fi 6E, Ethernet a 10 Gbps e 2.5 Gbps, porta USB Tipo-C e conector ou suporte para Thunderbolt 4.

Novas fontes de alimentação Asus com certificação Lambda A++

A Asus aproveitou também a ocasião para dar a conhecer as novas fontes de alimentação ROG que já obtiveram a certificação Lambda A++. Tudo graças ao seu funcionamento silenciosos que nos testes efetuados produziram menos de 15 dBA de ruído.

Por outro lado, estão também equipadas com dissipadores de calor mais amplos que ajudam a arrefecer os componentes dedicados, o que prolonga a vida útil destes equipamentos mais sensíveis ao calor.

Especificações do monitor Asus Rog Strix XG309CM

Entre outras novidades na área dos monitores, a Asus apresentou o Rog Strix XG309CM que traz consigo especificações de topo. O ecrã de 29,5 polegadas apresenta uma resolução de 2560x1080 pixéis, uma taxa de atualização de até 200 Hz e um tempo de resposta GTG de 1 ms, o que o torna ideal para gaming.

Está equipado com USB Tipo-C e, como tal, pode ser ligado a um portátil para este funcionar como ecrã secundário, ou como um hub USB para teclados, ratos e outros periféricos. Já graças ao comutador KVM integrado, os utilizadores podem aceder aos periféricos, conectados via USB, recorrendo ao interruptor que permite alternar entre os equipamentos.

Editores 4gnews recomendam:

  • PlayStation Plus: conhece os jogos gratuitos de novembro (com 3 surpresas)
  • GTA: San Andreas: vais entrar em Los Santos graças à Realidade Virtual
  • 8 melhores portáteis gaming baratos em 2021
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt