ASUS - Android Oreo terá este aspecto no Zenfone 3 com a ZenUI

Rui Bacelar
ASUS Zenfone 3 Android Oreo ZenUI
Esperemos que a atualização não tarde a chegar aos nossos dispositivos

Desde que a tecnológica asiática anunciou oficialmente que iria atualizar ambas as linhas Zenfone 3 e Zenfone 4 para o novo Android Oreo que todos nós ficamos curiosos quanto as aspecto da sua interface. Como será a ZenUI inspirada no Oreo? E quando é que as novidades chegarão ao meu ASUS? Esta última questão não tem resposta, para já. A marca não forneceu datas específicas. Contudo, agora temos o primeiro vislumbre da nova ZenUI.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9 com ecrã completamente curvo, alguém quer?

Apesar de já termos uma lista oficial com todos os Zenfone's que receberão a atualização para Android Oreo, a data exata em que tal acontecerá permanece uma incógnita. Poderíamos supor que pelo menos os novos Zenfone 4 receberão as atualizações durante o primeiro trimestre de 2018 mas, mais uma vez, trata-se de uma mera suposição.

ASUS ZenFone Android Oreo ZenUI
A próxima versão da interface será radicalmente mais leve.

Pelo menos podemos espreitar o seu aspecto. Graças a uma fuga de informação avançada pelo ZenFoneblog podemos esclarecer algumas dúvidas. Acima de tudo, a nova ZenUI será radicalmente diferente a nível de aplicações (apps) pré-instaladas no sistema. Estas vão diminuir drasticamente e isso é extremamente positivo. Passará de 35 para apenas 13 apps pré-instaladas.

Android Oreo tornará a ZenUI bem mais simples

A imagem que podemos ver mais abaixo mostra-nos o aspecto da interface própria da marca. A sua abordagem ao conceito de Android puro. Até então, era e é uma interface algo pesada.

Apelidada de ZenUI, com o Android Oreo já a correr no ASUS Zenfone 3 o seu aspecto parece radicalmente diferente. Quem diria, uma interface limpa, sem grande bloatware. Creio que os utilizadores da marca ficarão satisfeitos com as novidades.

ASUS Zenfone 3 Android Oreo ZenUI
Este será o aspecto da nova ZenUI com a 8ª versão do Android para os smartphones ASUS

Aqui, é com alguma surpresa que vemos o Android Oreo a correr num ASUS Zenfone 3 e não já num Zenfone 4. Não podemos explicar o porquê de tal situação mas uma vez que ambos serão oficialmente atualizados, pouco importa.

Importante é o facto de vermos que a marca já está bem avançada, pelo aspecto destas imagens, no desenvolvimento desta próxima versão da ZenUI. A interface aparenta ter um aspecto bem mais limpo e acima de tudo, desobstruído.

ASUS Zenfone 3 e Zenfone 4 receberão o Android Oreo

Até então os consumidores queixavam-se frequentemente de todo o bloatware incluído pela marca. Por bloatware entendam-se as apps que acabavas por nem usar no teu ASUS e que lá ficavam a pesar.

Com uma ZenUI bem mais limpa e próxima do Android Oreo no seu estado puro os recursos do Zenfone 3 e Zenfone 4 não serão tão sobrecarregadas. Simples, rápida e mais eficaz.

Por outras palavras, com uma ZenUI mais limpa, todo e qualquer smartphone será mais veloz e terá mais recursos disponíveis. Sabemos que os Zenfone 4, enquanto novos topos de gama serão os primeiros a receber as novidades. Contudo, a marca já garantiu que ambos receberão as novidades.

Se quiseres, para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de Facebook e Instagram. Sem esquecer o YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

O que acham do aspecto desta interface? Ou pelo menos deste pequeno vislumbre da ZenUI já com o novo Android Oreo? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android Oreo 8.1 vem corrigir estes problemas no Google Pixel 2 e Pixel 2 XL

OnePlus 5T mostra o seu valor em novo vídeo da OnePlus

Wiko WIM ou BQ Aquaris X Pro – Qual o smartphone indicado para ti?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.