AstroTalentos Lusos: Portugueses na Final da Competição de Instalações Espaciais da NASA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Portugal esteve em destaque no ISSDC (International Space Settlement Design Competition), uma iniciativa do Centro para Educação Espacial da NASA. A competição realizou-se nos dias 26 a 29 de julho no Kennedy Space Centre, na Florida.

Com efeito, Portugal teve em grande destaque, trazendo para casa o prémio da competição em Design de Instalações Espaciais em que participaram vários jovens portugueses. Mais concretamente, esta final mundial contou com a presença de doze jovens europeus.

Talendo nacional no NASA’s Kennedy Space Center

NASA Portugal

A representar Portugal estiveram o Guilherme Abrantes Leal, a Rita Baptista Fernandes, a Sara Sofia Filipe e a Maria João Lopes. Esta última venceu o prémio individual de liderança Dick Edwards Award.

A competição que realizou a sua final global no NASA’s Kennedy Space Center, resultou de várias competições nacionais e regionais a nível mundial dos 5 continentes que se realizaram nos últimos 12 meses.

A equipa vencedora que contou com a participação dos elementos portugueses viu o seu esforço reconhecido na sessão final. Estes jovens demonstraram criatividade, competência técnica e competências de gestão. Destaca-se ainda conhecimento do ambiente do espaço e técnicas de apresentação e de trabalho em equipa.

Competição internacional aberta aos jovens dos 15 aos 18 anos

NASA Portugal
Parte da comitiva lusa no concurso da NASA.

Esta competição foi aberta a todos os jovens entre os 15 e os 18 anos, e coloca os alunos no lugar dos profissionais da indústria aeroespacial.

Estes são organizados em quatro equipes concorrentes, para projetar uma instalação no espaço que acomodará vários milhares de pessoas. Isto num cenário realista nos últimos anos deste século.

Todos os anos, os organizadores da Competição desenvolvem um novo desafio de design e cenário com os seus próprios requisitos exclusivos.

Os participantes trabalham para criar um projeto e um plano operacional para a instalação que atenda aos requisitos do projeto.

Concurso anual da NASA com abrangência multidisciplinar

A experiência de participar neste projeto ensina aos jovens otimismo para o futuro, competência técnica, habilidades de gestão, conhecimento de ambientes e recursos espaciais. Foca-se também na valorização das relações entre produtos técnicos e uso humano, trabalho em equipa e técnicas para preparar documentação eficaz.

Requer ainda que os alunos integrem os seus conhecimentos e aprendam mais sobre ciência espacial, física, matemática e química. Sem esquecer as ciências ambientais, biologia, ciência da computação, escrita, fala, arte e bom senso.

NASA Portugal
Rita Baptista Fernandes, a jovem participante no concurso da NASA.

As competições de design de instalações espaciais são jogos de simulação da indústria para alunos do ensino médio, para preparar para o futuro.

Estes concursos estimulam, tanto quanto possível, a experiência de trabalhar como membro de uma equipa de propostas da indústria aeroespacial.

Para ajudar a realizar a tarefa desafiadora de projetar uma instalação espacial, cada equipa recebe gestores da indústria nos Estados Unidos, Austrália e Índia para atuar como co-CEOs da empresa.

Os participantes recebem ainda treino técnico e de gestão para prepará-los para a competição.

Desafio consiste no projeto de uma estrutura de sobrevivência Espacial

Eles devem projetar uma estrutura geral, definir fontes de materiais de construção, especificar veículos usados para transporte, determinar fontes de energia elétrica e água.

Têm ainda que projetar sistemas de computador e robótica, especificar a alocação de espaço interno. Isto além de mostrar exemplos de projetos comunitários agradáveis e fornecer custos estimados e cronogramas para a conclusão do projeto.

O conceito Space Settlement Design Competition é patrocinado pela Aerospace Education Competitions e pelo American Institute of Aeronautics and Astronautics Houston (Texas). Tem o apoio da National Space Society (NSS) nos Estados Unidos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.