Para quem tem uma PlayStation 5, Astro Bot é já um velho conhecido. Astro’s Playroom chega pré-instalado em todas as consolas desta geração da Sony e é a porta de entrada para mostrar aos jogadores todas as potencialidades da mesma e do comando DualSense. E quem achava que este personagem tinha potencial para ter um jogo totalmente dedicado, estava certíssimo.
Neste início de setembro foi lançado Astro Bot para PlayStation 5, um título simplesmente perfeito para quem gosta de jogos de plataformas. O jogo desenvolvido pela Team Asobi mostra que já o podemos considerar a grande mascote da PlayStation 5.
Neste título, a nave mãe PS5 é destruída e a tripulação de Bots do Astro foi espalhada por várias galáxias. A missão dos jogadores é percorrer mais de 50 planetas a resgatar bots, mas também coleta moedas e peças de puzzle, bem como aceder a níveis escondidos.
Bots inspirados em personagens do universo PlayStation abrem o 'baú da nostalgia'
E não penses que vais apenas resgatar Bots genéricos nesta missão. O facto de considerar este jogo uma ode à PlayStation, é que darás de caras com variadíssimos Bots inspirados em títulos de sucesso ao longo da história da consola da Sony, desde Crash e Spyro, a Ellie ou Kratos.
Se fores daqueles que, como eu, jogou várias sagas ao longo da história da PlayStation, algumas das aparições inesperadas vão seguramente abrir o baú da nostalgia. Aqui por casa, enquanto jogávamos alguns dos níveis, ouviram-se muitos “wow” ou “este jogo é mesmo fixe”. A diversão é o prato forte deste Astro Bot.
As mecânicas seguem as linhas mestras de PlayRoom e, como tal, o título tira todo o potencial do teu comando DualSense em termos de giroscópio, gatilhos ou feedback háptico. Seja a pilotar a nave, a sentir a lama ou a soprar para o microfone, continua a ser uma experiência bastante sensitiva.
Gráficos no ponto, banda sonora viciante e jogabilidade precisa
Astro Bot leva-te para vários mundos sem sair sofá, com excelente qualidade gráfica, uma banda sonora que merecia já estar em todas as plataformas de streaming e jogabilidade precisa. Além disso, mostra que o DualSense tem muito potencial para continuar a ser explorado.
Este artigo não pretende dar-te muitos spoilers da experiência que vais encontrar em Astro Bot. Mas a verdade é que se fores fã de jogos de plataformas e tiveres uma PS5, este título é absolutamente obrigatório e é divertimento para qualquer membro da família que aceite a ‘missão’ de o jogar.
É um jogo que vai arrancar sorrisos e fazer-te passar excelentes horas de diversão. Por favor, PlayStation, queremos um Astro que dê para jogar em modo cooperativo no futuro. Este mundo é bom demais para não o poder partilhar dessa forma.