AsteroidOS é o mais recente concorrente ao WearOS da Google

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Neste momento temos dois grandes sistemas operativos de smartwatches no mercado. O WatchOS da Apple e o WearOS da Google. O AsteroidOS é um novo sistema open source que promete dar um pouco mais de luta ao mercado wearable.

Podemos ainda falar do TizenOS que são utilizados nos Samsung. Porém, face ao desenvolvimento do WearOS, a Samsung começa a ficar sem saída com o TizenOS. Ou melhora significativamente ou terá mesmo de optar pelo sistema da Google.

Vê ainda: Samsung Galaxy Note 9 pode chegar mais cedo, tal como o Galaxy S10

O AndroidWear foi renomeado para WearOs de forma a atrair os utilizadores de iOS que assumiam que se era "Android" não funcionaria com o seu iPhone.

O AsteroidOS chega para oferecer uma possibilidade aos smartwatches que a Google deixou para traz com o WearOS.

O WearOS da Google e o WatchOS da Apple precisam de um concorrente sério

O novo sistema operativo wearable da Google é mais pesado que o antigo Android Wear, assim sendo, muitos foram os dispositivos que ficaram sem direito à atualização.

Visto que o AsteroidOS é mais leve, esta é uma solução viável tanto para os antigos gadgets como para novos que não queiram investir em grandes especificações.

No vídeo de apresentação do AsteroidOS podemos ver que a utilização é simples. Conecta-se ao smartphone via baixas frequências de bluetooth e tens acesso a todas as notificações que são enviadas para o teu smartphone.

AsteroidOS já está disponível para 7 smartwatches

Tem ainda aplicações como calculadora, calendário, tempo ou até comando de música para o teu player no telefone. Ou seja, é simples e sem tretas. Não quer dar mais do que o básico e no final do dia é isso que queremos de um smartwatch.

Há equipamentos que já podem usufruir deste novo sistema operativo. Se tens um LG G Watch, LG G Watch Urbane, LG G Watch R, Asus Zenwatch 1, Asus Zenwatch 2, Asus Zenwatch 3 ou um Sony Smartwatch 3 podes instalar o novo AsteroidOS no teu equipamento.

A equipa está à procura de desenvolvedores para ajudar o desenvolvimento. Seja para design ou traduções. Se te sentes interessado dá um olhar na página oficial do sistema e vê como podes ajudar o AsteroidOS a crescer.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Honor 10 esgotou na Europa em menos de 24 horas

Vivo X21 World Cup Edition chega em dois tons extravagantes

Samsung Galaxy A5 (2017) já está a receber o Android Oreo em Portugal

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.