Assistente Google: nova característica lê mensagens de WhatsApp e outros serviços

Filipe Alves
Comentar

A Assistente Google ganhou agora uma nova funcionalidade que deixará muitos utilizadores felizes. De acordo com o Android Police, a nova implementação da assistente será ler mensagens de aplicações de terceiros. Ou seja, WhatsApp, Telegram, Messenger e por aí fora.

Esta funcionalidade acaba por ser útil quando estás numa situação em que não podes ler ou responder às mensagem de imediato. Por exemplo, se estiveres a conduzir a assistente conseguirá ler a mensagem que acabaste de receber no WhatsApp e podes responder por voz.

Assistente Google

Assistente Google ainda não tem português de Portugal

A Google já começou a implementação da assistente em português do Brasil, porém, Portugal continua de lado. E dá perfeitamente para entender a sua razão. Afinal de contas somos apenas 10 milhões comparado com os 240 milhões de brasileiros.

Ainda assim, acredita-se que a Google vá disponibilizar na língua de Camões ainda este ano. Isto significa que todas as possibilidades que neste momento podem ser utilizadas em inglês poderão ser usadas na nossa língua.

Nova característica é um passo à frente da concorrência

Google assistant

Já experimentaste dizer à Siri para tocar o teu álbum de música preferido no Spotify? "Spoiler Alert", a resposta é negativa. Enquanto que a Apple continua presa aos seus serviços, como o Apple Music, e não parece ter vontade de melhorar, na Assistente Google as coisas são diferentes.

Por isso é que acredito que esta funcionalidade das mensagens de terceiros seja um passo em frente. Não só para facilitar o utilizador a utilizar outras aplicações que não da Google, mas também para dinamizar outros serviços.

Resta-nos saber se esta implementação poderá vir a ser feita pelos desenvolvedores da própria aplicação com uma API (o que acelerava o processo) ou se serão implementadas pela Google.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.