Assistente Google poderá ser a tua melhor amiga quando vais de férias

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A assistente virtual da empresa de Mountain View — Google Assistant (ou Assistente Google) — sofreu uma grande evolução durante os últimos anos. Foram já muitas as funcionalidades adicionadas, e cada vez mais tem melhorado as suas capacidades de inteligência artificial.

Durante a CES 2019, a empresa anunciou uma nova funcionalidade para a Assistente Google, o modo interprete. Este novo modo vai funcionar como um verdadeiro tradutor em tempo real, que poderá ser utilizado durante conversas.

Depois de ter estado em fase de testes desde a sua apresentação, novas informações revelam que já está a ser disponibilizado globalmente. No entanto, esta funcionalidade está apenas disponível para o Google Home, Smart Displays e algumas colunas inteligentes.

Assistente Google continua a tornar-se cada vez mais útil para o teu dia a dia

Segundo o Android Police, esta funcionalidade acaba por deixar um pouco a desejar. Especialmente porque acaba por não trazer nada verdadeiramente novo, sendo que uma funcionalidade semelhante já está presente no 'Tradutor Google' há bastante tempo.

Ainda assim, esta nova 'separação' do serviço de tradução da empresa poderá garantir uma margem de progressão muito maior. Tal como a grande maioria dos serviços que têm como base tecnologias de inteligência artificial, também este irá evoluir ao longo do tempo.

Além disso, é muito provável que eventualmente acabe também por ficar disponível em todos os smartphones Android. Afinal de contas, de forma a tornar-se verdadeiramente útil para os utilizadores, precisará de ficar disponível também nos smartphones.

Uma vez mais de acordo com o Android Police, nesta fase inicial, o modo interprete deverá ser utilizado com algum cuidado. Atualmente, a Assistente Google não tem ainda capacidade para traduzir conversas mais complexas em tempo real, e muitas vezes acaba por não conseguir interpretar o verdadeiro sentido das frases.

Em suma, esta deverá ser uma ferramenta que não será totalmente revolucionária nesta fase inicial. Mas é uma ideia que, tem 'pernas para andar'. Especialmente para quem reside num país estrangeiro, ou vai de férias com alguma frequência. Este modo interprete seria certamente uma ferramenta de valor incalculável.

Editores 4gnews recomendam:

Google Duo: De novo não! Por favor Google não estragues esta aplicação!

Google não vai abdicar das suas comissões da Play Store

Google Chrome: Garante que estás seguro na internet com esta extensão

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.