Tudo indica que este ano veremos as assistentes virtuais crescerem de forma incrível tanto em utilidade, como popularidade. Depois de em 2018 vermos a Assistente Google e Alexa provarem-se muito mais que simples 'brinquedos', hoje em dia apresentam-se como importantes ferramentas diárias para milhões de utilizadores.
Ao que tudo indica, a empresa de Mountain View irá chegar à CES 2019 em grande força, tendo também incríveis números para apresentar. De acordo com a empresa, a Google Assistant já está presente em mais de mil milhões de dispositivos!
Vê ainda: Smart TV da Samsung ainda mais inteligentes com a Google Assistant
Não há dúvida que este é um número incrível, considerando que em maio tinha metade destes números. Ainda assim, é importante realçar que uma grande porção destes dispositivos são smartphones Android. Que chegam com a assistente virtual instalada de forma padrão.
Assistente Google começa a deixar a concorrência a milhas de distância
Por outro lado, a sua 'nemesis' — Alexa — continua a apresentar um crescimento também surpreendente, estando presente em mais de 100 milhões de dispositivos. Ainda que os números pareçam brutalmente distantes, é importante relembrar que a Alexa não está presente em praticamente nenhuns smartphones.
Mas, não é apenas pelo número de dispositivos que esta evolução deve ser analisada, até porque o 'número de dispositivos' não é sinónimo de 'utilizadores ativos'. Neste segundo segmento, a Assistente Google apresentou uma evolução extremamente positiva nos últimos 12 meses.
A assistente virtual da empresa de Mountain View viu o seu número de utilizadores (diários) ativos crescer mais de 4 vezes. Certamente que a grande diversificação dos gadgets suportados pela assistente tem ajudado bastante nesta grande adesão.
No entanto, citada pelo Mashable, Carolina Milanesi - analista tecnológica da Creative Strategies - afirma que estes números não são tão importantes quanto as empresas querem fazer parecer.
Numa fase em que as assistentes virtuais já provaram que não são apenas 'brinquedos'. O grande passo é ver qual irá conseguir expandir-se para mais países, o mais rápido possível. Nesse aspeto, a Assistente Google não tem qualquer rival, suportando 30 idiomas em mais de 80 países.
Editores 4gnews recomendam: