O ano arranca com os olhos postos no Nevada, onde a Consumer Electronics Show (CES) 2026 vai dar o 'pontapé de saída' da tecnologia para os próximos meses. A partir do dia 6 de janeiro, milhares de entusiastas e profissionais reúnem-se para testemunhar a chegada de uma nova geração de televisores, avanços na condução autónoma e uma omnipresença da Inteligência Artificial em praticamente todos os dispositivos apresentados.
A 4gnews vai acompanhar de perto estas novidades com presença no evento, mas já é possível antecipar os grandes destaques dos principais expositores., como refere o Mashable.
Televisões Micro RGB
A evolução dos ecrãs será um dos pontos centrais, com a tecnologia Micro RGB a tentar roubar o protagonismo aos painéis OLED e QLED. Marca como a Samsung e a LG já sinalizaram a apresentação das suas novas linhas baseadas nesta tecnologia, que chegarão ao mercado em vários tamanhos.
Paralelamente, a Sony deverá apostar no "True RGB", uma nova abordagem aos Mini-LED que promete maior brilho e contraste. Neste segmento, é provável que vejamos novidades sobre formatos HDR, até porque a Samsung anunciou um evento First Look a decorrer em Las Vegas, onde o padrão HDR10+ Advanced deverá ser um dos focos.
Robôs domésticos
A robótica doméstica está finalmente a sair do reino da ficção científica para se tornar numa aposta comercial mais séria. A LG vai apresentar o CLOiD, um assistente desenhado para melhorar a qualidade de vida através da realização de várias tarefas no interior de casa.
Outras empresas, como a Roborock, vão mostrar a evolução dos aspiradores robô, enquanto a Samsung poderá revelar uma nova iteração do seu robô Ballie.
Smartphones dobráveis
No setor móvel, embora a CES não seja tradicionalmente um evento focado em smartphones, os dobráveis vão marcar presença. A Samsung, que lançou recentemente o Galaxy Z TriFold, deverá ter novos dispositivos em exibição no seu stand.
Existem também rumores fortes de que a Motorola vai apresentar o seu primeiro dobrável estilo livro, para expandir a sua oferta para além do formato concha.
Carros autónomos
A indústria automóvel continua a sua fusão com a tecnologia de consumo, com a condução autónoma no centro das atenções. A joint venture entre a Sony e a Honda vai exibir os seus carros elétricos com autonomia de Nível 3 e revelar mais detalhes sobre especificações como a autonomia e tempos de carregamento. A Mobileye também terá um papel relevante, com uma apresentação focada no futuro dos seus processador e inteligência artificial para veículos.
Processadores e IA
Todo este hardware necessita de poder de processamento, e as grandes fabricantes de chips não vão faltar à chamada. A Nvidia vai partilhar a sua estratégia para a IA, embora o lançamento das gráficas RTX 50 Super possa ter sido adiado para mais tarde. A AMD deverá introduzir os novos chips Ryzen, como o 9850X3D, enquanto a Intel oficializará a gama Panther Lake. Já a Qualcomm vai apostar forte nos portáteis com os processadores Snapdragon X Elite.
A Inteligência Artificial será, aliás, o fio condutor de todo o evento, estando integrada desde os novos televisores até aos sistemas de segurança doméstica.
Promoção do dia
