A icónica marca portuguesa de motorizadas FAMEL, que marcou gerações com as suas motas nas décadas de 70 e 80, está de volta em grande com uma apelativa oferta de veículos.
22 anos depois da sua cessação oficial das atividades, em 2002, a FAMEL retorna ao mercado com uma abordagem moderna e uma clara preocupação em termos de sustentabilidade: a marca oferece agora modelos com motorização integralmente elétrica e fabrico nacional. Esta nova fase da empresa promete trazer de volta a nostalgia dos seus modelos clássicos, com uma clara inspiração na clássica XF-17, no entanto, mostra-se adaptável desde o começo às exigências do presente.
O anúncio oficial deste retorno foi feito esta terça-feira, em Lisboa, por Joel Sousa, CEO da FAMEL e responsável pelo ressurgimento da marca.
Os quatro "selling points" das novas motorizadas
No site oficial da marca, é clara a mensagem que a FAMEL quer passar para os seus consumidores. A atratividade da nova gama de motorizadas da fabricante portuguesa assenta em quatro pontos fundamentais:
Em primeiro lugar, a produção nacional: Mantendo-se fiel ao seu passado, o renascimento da marca assenta na produção portuguesa, desde os seus componentes até à montagem do produto. Este fator é importante não só para a economia local, ao criar novos postos de trabalho e incentivar a inovação tecnológica no setor automóvel português, mas também para garantir um controlo de qualidade rigoroso. A rejuvenescida FAMEL poderá ser não apenas uma referência no mercado nacional, mas uma possível competidora a nível internacional, posicionando-se como um exemplo de qualidade e design "Made in Portugal".
Em segundo lugar, o baixo custo de manutenção: Um dos grandes fatores atrativos das motas elétricas, incluindo a FAMEL E-XF, é o seu baixo custo de manutenção. Ao contrário das tradicionais motorizadas a combustão, as motas elétricas têm menos peças móveis e, nomeadamente, menos peças de desgaste. Motorizadas elétricas exigem uma manutenção mínima quando comparadas com motorizadas a gasolina, que regularmente necessitam de trocas de óleo, filtros e outros componentes mecânicos. Isto faz com que os custos de manutenção sejam significativamente mais baixos, tornando a FAMEL E-XF uma opção mais acessível a longo prazo.
Em terceiro lugar, a afirmação de que é necessário apenas 1€ para percorrer 100km: Outra grande vantagem financeira da FAMEL E-XF é o seu custo extremamente reduzido por quilómetro percorrido. O valor apresentado pela marca varia conforme o preço da operadora de eletricidade em questão, no entanto, mesmo nos cenários em que o preço é mais elevado, o custo de utilização da mota continua a ser consideravelmente mais baixo do que uma mota a combustão.
Por fim, as zero emissões de CO2: Com as crescentes preocupações ambientais e o aumento de zonas de emissão reduzida em Lisboa e nas outras grandes cidades, a FAMEL E-XF oferece uma solução de mobilidade "limpa", perfeita para o ambiente urbano e para viagens de curta distância. Além disso, a utilização de eletricidade como fonte de energia torna a mota muito mais eficiente e silenciosa.
Quão grandioso será o retorno da marca que está no coração de tantos portugueses?
Os entusiastas das motorizadas FAMEL esperam que este regresso seja duradouro e que a marca consiga recapturar a relevância que, em tempos, teve no mercado nacional. Este desafio não será fácil, principalmente num mercado tão competitivo e cada vez mais dominado por grandes marcas internacionais.
Este é, sem dúvida, mais um marco importante para a indústria automóvel portuguesa. O futuro será elétrico e a FAMEL pretende ser parte dele, não esquecendo a sua extensa herança e reinventando-se com base na "energia limpa", que promete mover o mundo nos próximos anos.