As entregas do futuro: Uber Eats e Waymo iniciam entregas autónomas nos EUA

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Ao que tudo indica, as entregas da Uber Eats vão passar a ser um bocadinho diferentes. Isto porque, nos Estados Unidos, os carros autónomos Waymo vão começar a levar comida a casa das pessoas.

De acordo com a CNBC, a primeira experiência arrancou em Phoenix, esta quarta-feira. O serviço marca o arranque oficial da parceria entre a Uber Eats e a Waymo. Esta engloba uma colaboração plurianual, que foi revelada no ano de 2023.

Recorde-se que, em outubro, a Uber chegou a transportar passageiros de forma autónoma em Phoenix. Depois das viagens com clientes, parece que a Waymo também irá entregar refeições.

Ainda assim, importa destacar que não é o primeiro sítio com entregas autónomas. Antes de Phoenix, já seis outras cidades tiveram esta experiência. Contudo, é a primeira vez que tal acontece com veículos da Waymo.

Nesta nova abordagem de entregas da Uber Eats, a empresa já se associou a outras marcas de robótica. Cartken, Motional, Nuro e Serve Robotics são alguns desses exemplos (via CNBC).

O objetivo passa por alargar a outras áreas de serviço

Uber Eats Entregas USA
Imagem Ilustrativa (via Copilot AI)

De qualquer forma, trata-se de uma metodologia inovadora e que promete continuar a crescer. Um representante da Uber disse à CNBC que o objetivo era ir alargando cada vez mais as áreas de serviço.

Como refere a Uber numa publicação no seu blog, “a adição da entrega de alimentos à parceria contínua da Uber com a Waymo reflete a missão de ambas as empresas de incentivar viagens com emissão zero”.

Apesar desta tecnologia poder ser considerada impressionante, haverá quem prefira ser atendido de um modo tradicional. Sendo assim, o cliente da Uber Eats tem a possibilidade de escolher a opção que mais lhe agrada.

De acordo com a AZ Family, a aplicação envia uma mensagem a dizer que “veículos autónomos podem entregar o teu pedido”. Quanto ao modo de transação da comida, este parece relativamente simples.

A mesma fonte de informação refere que o utilizador recebe instruções. Ou seja, quando o veículo Waymo chegar, é enviada uma mensagem para que o cliente abra a porta do carro, por hipótese.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.