Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

As 5 principais tendências da nova geração de smartphones de topo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Com o anúncio do novo processador de topo Snapdragon 8 Elite, a onda de lançamentos da nova geração de smartphones de topo vai começar. A Xiaomi foi a primeira a apresentar a sua nova série premium Xiaomi 15, mas muitos outros vão seguir-se nos próximos meses.

E estes lançamentos vão trazer consigo a tecnologia e recursos mais recentes que podem ser divididos em cinco principais e desejáveis tendências. Neste artigo, mostramos-te tudo o que está a chegar e que vai levar estes smartphones a um outro nível de experiência.

1. Processador Snapdragon 8 Elite

Xiaomi 15
O Xiaomi 15 é o primeiro smartphone a chegar ao mercado equipado com o novo chip Snapdragon 8 Elite Crédito@Xiaomi

Como não podia deixar de ser, o novo processador premium da Qualcomm é uma das principais tendências dos novos smartphones de topo. Logo na apresentação do chip, foram várias as marcas a confirmar que iam ter dispositivos com o processador.

Recorde-se que a Qualcomm fez melhorias no desempenho da CPU, assim como nos gráficos NPU. Nesse sentido, o Snapdragon 8 Elite chega com um aumento de 45% no desempenho e uma melhoria na eficiência energética na ordem dos 44%, além de ter tornado o ray tracing 35% mais rápido.

A série Xiaomi 15, apresentada a 29 de outubro, é a primeira a chegar ao mercado equipada com o novo processador Qualcomm, mas marcas como a OnePlus, Honor, Vivo, Realme, Asus, entre outras vão também disponibilizar novos smartphones com este chip.

2. Ecrãs planos com design micro quad curvo

Depois de terem lançados vários modelos com ecrãs curvos, as marcas estão agora a preferir painéis planos com design micro quad curvo e essa é outra das principais tendências da nova geração de flagships.

A série Galaxy S24 da Samsung já apresenta este design, mas modelos como o Vivo X200 e OPPO Find X8 estão a confirmar a nova opção para o ecrã dos smartphones.

3. Baterias de ânodo de silício

Outra tendência é a substituição das baterias de iões de lítio por unidades de ânodo de silício. Estas últimas permitem uma maior densidade de energia, ou seja, armazenam mais energia que as de iões de lítio no mesmo espaço físico.

Na prática para os utilizadores isso significa baterias com maior capacidade, mas que ajudam a reduzir a espessura dos terminais móveis. Mas há mais duas vantagens importantes.

As baterias de ânodo de silício fornecem maior longevidade no tempo, além de carregarem mais rapidamente.

4. Sensor telefoto

Cada vez mais, as marcas estão a apostar em incluir câmaras com melhor qualidade. Uma das últimas novidades foi a introdução de um sensor telefoto nos módulos de câmara traseira e parece que esta tendência vai manter-se.

Aliás, alguns modelos Android estão já a incluir dois sensores telefoto nos seus smartphones mais avançados. Com este tipo de sensor, os utilizadores têm acesso a zoom óticos de até 10x, mas também à opção híbrida (ótico+digital) que permite ter zoom de três dígitos – por exemplo, de até 100x.

5. Recursos IA

Nesta lista não podia faltar os recursos baseados em Inteligência Artificial. Pela popularidade dos Galaxy IA da Samsung é fácil perceber a razão que está a levar as marcas de smartphones a apostarem nesta área.

E agora os recursos IA estão presentes em muitos modelos e disponíveis para ajudar em qualquer tarefa – edição de fotografia e vídeo, tradução em tempo real, transcrição e resumo de notas, pesquisa mais rápida e fácil, entre outras funcionalidades.

Estas são as cinco grandes e desejáveis tendências que poderás ver nos próximos smartphones de topo. Um dos modelos que integra já algumas destas características é o Samsung Galaxy S24 Ultra que está com uma promoção de 25% na plataforma de retalho Amazon Espanha, à altura de escrita deste artigo.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt