Esta segunda-feira, dia 26 de maio, ficamos a conhecer um novo relatório da Counterpoint Research. Os dados presentes no relatório mostram-nos quais as marcas que têm vendido mais telemóveis no continente europeu, durante o 1º trimestre de 2025.
Através das estatísticas divulgadas, é ainda possível reparar na flutuação face aos primeiros três meses de 2024 e de 2025. Desde logo, salta à vista o facto de ter havido uma desaceleração de um período para o outro, na ordem dos 4%.
A Samsung é quem mais vende na Europa
O relatório da Counterpoint Research permite-nos observar o top 5 de marcas que mais venderam entre janeiro de março de 2025. Eis as marcas e a respetiva cota de mercado:
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Samsung (33%)
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Apple (26%)
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Xiaomi (18%)
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Honor (4%)
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Realme (4%)
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Outros (18%)
Sem surpresas em função do que tem sido o histórico recente, a marca nº1 de vendas na Europa é a Samsung. Esta apresenta uma cota de mercado de 33%, o que é uma subida de 1% face ao mesmo período do ano transato. Ainda assim, apesar da maior cota de mercado, a Samsung registou uma queda de 2% nas vendas.
Já a grande rival da gigante sul-coreana, a Apple, cresceu em todos os parâmetros. Desde logo, a sua participação de mercado passou dos 25% para os 26%. Internamente, houve também um crescimento de vendas de 2%, do 1º trimestre de 2024 para o 1º trimestre de 2025.
Quem vive um período mais complicado em termos de vendas, na Europa, é a Xiaomi. A marca chinesa registou uma descida de 8%, no que toca ao número de telemóveis vendidos, entre janeiro e março de 2024 e janeiro e março de 2025. Ainda assim, conseguiu manter a sua cota de mercado nos 18%.
Honor registou um grande crescimento no 1º trimestre de 2025
Através dos dados, outro grande destaque vai para o crescimento da Honor. A marca em questão conseguiu um aumento de 20% nas suas vendas, o que é naturalmente um sinal muito positivo para a marca. O problema é que a cota de mercado se mantém nos 4%.
A fechar o top 5, encontra-se a Realme, que obteve os mesmos 4% de cota de mercado, só que com um crescimento de 3%, de um ano para o outro. As restantes marcas de telemóveis seguiram a tendência inversa da Honor e registaram uma queda de 20% em vendas e uma queda de 3% em cota de mercado.