A China é um país com bastante poderio tecnológico e, no setor dos telemóveis, a situação não é diferente. Assim sendo, nas últimas horas, foi possível conhecer as marcas chinesas que venderam mais smartphones no mundo em 2024.
De acordo com a Xiaomi Time, baseada num relatório oficial da CINNO Research, a grande líder foi a Xiaomi. Olhando a um panorama global, verificou-se um crescimento de 8,7% no setor dos smartphones, em relação a 2023.
Xiaomi em 1º, Oppo em 2º e Vivo em 3º
Como podes ver no gráfico em cima, o 1º lugar é ocupado pela Xiaomi. A marca em questão terá sido responsável pela venda de 171 milhões de smartphones em todo o mundo. O valor referido representa um aumento de 21,7% face a 2023.
Quem não fica muito atrás da Xiaomi é a Oppo, que, à luz do relatório, foi responsável pela venda de 144 milhões de unidades. Mesmo assim, importa referir que o crescimento da Xiaomi foi bastante mais acentuado do que o da Oppo, de 2023 para 2024.
Em terceiro lugar, encontra-se a Vivo, que foi responsável pela venda de 98 milhões de telemóveis. Mais uma vez, trata-se de um crescimento, ainda que subtil. Próximo da Vivo, encontra-se a Transsion, com 95 milhões de unidades (menos do que em 2023).
Para fechar o top 5, importa referir a Honor, que foi responsável por 68 milhões de vendas em todo o mundo.
Marcas chinesas ainda atrás de Samsung e Apple
Apesar do crescimento de marcas como a Xiaomi, a verdade é que a Samsung e a Apple continuam a ser líderes no mundo. Recentemente, saiu um relatório da Counterpoint Research, que analisa o terceiro trimestre de 2024, em termos de vendas.
Neste período, a grande líder foi a Samsung (19%), sendo que o segundo posto foi ocupado pela Apple (17%). Em terceiro lugar, como já tem vindo a ser habitual nos últimos tempos, encontra-se a Xiaomi com 14% da participação de mercado.