As 10 maiores sensações do YouTube em Portugal - 2016

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

O fim do ano aproxima-se e com ele as reflexões, a retrospectiva dos momentos mais marcantes de 2016 nesta que é uma das plataformas mais populares do momento. O YouTube é uma fonte de informação, de entretenimento e, pelo menos lá fora, uma séria alternativa aos canais de TV convencionais. Está na altura de olhar para trás e ver o que marcou esta plataforma em Portugal. Afinal de contas, aquilo que vemos revela muito sobre o nosso carácter e identidade. Dito isto, o que te fez vibrar Portugal?

Vê também: O Instagram está mais cada vez mais associado à auto-expressão

10º- Wuant

Entertainer por excelência, gamer por diversão e humorista nato, o "Wuant", nome artístico do YouTuber que em fevereiro atingiu a fasquia dos 400 mil seguidores, tendo desde então já conseguido mais de 1 milhões de seguidores ou subscritores nesta plataforma. Um exemplo de sucesso, humildade, dedicação e muito talento à mistura. O seu conteúdo assenta principalmente em gameplay's (variados jogos e como os completar) mas sem descurar um pouco de crítica social, bastantes montagens, actualidade e humor genérico.

9º- Rita Pereira

Dispensando grandes explicações, a busca pelo "Olá" perfeito conseguiu catapultar este vídeo para o Top 10 do conteúdo mais popular em Portugal durante o ano de 2016. Diga-se de passagem, até está engraçado o vídeo e confesso que passei pelo mesmo. Sentar-me à frente da câmara com cara mais ou menos de pateta e pensar..."como é que começo isto"? PS: (até a equipa 4gnews não resiste a fazer "memes" da minha cara).

8º- Covão dos Conchos

As filmagens com drones tornaram-se extremamente populares durante este ano e pelas melhores razões. Estes pequenos (ou grandes) gadgets permitem-nos capturar fotografias até então impensáveis e capturar a beleza dos lugares, tal e qual um pássaro ao sobrevoar a área. Estes equipamentos não são propriamente baratos mas, nas mãos de alguém habilidoso conseguem criar resultados fantásticos.

Em suma, as imagens fabulosas gravadas através de um drone conseguiram conquistar o coração dos portugueses e verdade seja dita, o nosso país é belo!

7º- João Seabra

O melhor da televisão, neste caso os melhores momentos da TV, são um dos temas mais populares no YouTube talvez pela semelhança entre esta plataforma e a TV mas, seja como for, a atuação de João Seabra no "Got Talent Portugal", o programa da RTP que visava descobrir novos talentos em Portugal, foi um dos vídeos mais vistos do ano.

6º- Guilherme Cabral

Campeões Europeus, a vitória que marcou o verão e que trouxe um orgulho muito genuíno a todo o país. Contudo, foi o vídeo de apoio à seleção nacional feito pelo Guilherme que conquistou o YouTube português. O vídeo de apoio à seleção portuguesa de futebol que conseguiu cativar as atenções dos portugueses. É esta a magia do YouTube, por vezes as mais simples ideias tornam-se virais mas neste caso percebo perfeitamente o porquê de tamanha popularidade do vídeo.

5º- Fernando Daniel

Tal como o 7º classificado desta lista, um dos melhores momentos da TV foi imortalizado no YouTube. A atuação de Fernando Daniel durante as provas de seleção do programa "The Voice Portugal" da RTP já foi visto mais de 7 milhões de vezes. Um número impressionante para o nosso país.

4º- Elvira Teixeira

Já alguma vez paraste a meio da viagem para pedir indicações ao simpático senhor (senhora neste caso) que por ali passeava? Até porque nem sempre o GPS é de fiar e não custa nada perguntar só que neste caso, quem perguntou acabou por testemunhar um dos mais belos exemplos do espírito popular português. Este é o caso da avó das Beiras que se tornou um fenómeno do YouTube.

Com mais de milhão e meio de visualizações, um canal anónimo totalizou um impressionante número. Fica o aviso, o grau de calão neste vídeo é igualmente impressionante.

3º- Sofia Ribeiro

E Algo verdadeiramente tocante e profundamente triste. Um pouco como os altos e baixos da vida, num dia estamos a sorrir e no próximo podemos estar às portas da morte. Um testemunho de coragem e, acima de tudo, uma história cujo final feliz vai muito além dos 1.7 milhões de visualizações.

2º- Miguel Paraíso

A fome de ser campeão, a oportunidade bem aproveitada para fazer uma paródia musical com um dos três grandes clubes de futebol português. Os ingredientes para o sucesso estavam lá e o Miguel, jovem YouTuber com uma modesta quantia de subscritores, tem um vídeo com mais de 3 milhões de visualizações.

Um vídeo que até podia ser banal mas cuja paródia musical, aliada ao futebol, lhe garantiram um sucesso com que o seu criador nunca sonhara. E bem, pelo andar do campeonato, para o ano teremos novo vídeo!

1º- Maria Leal

A cantora Maria Leal conquistou o YouTube nacional (deixo esta rima aqui só para ti). Diga-se que a estrela de Portugal só chegou ao YouTube em outubro mas isso bastou para ser a nossa rainha, a nossa nova Amália, a nossa Adele...

Com mais de 3 milhões e 200 mil visualizações, este senhor anónimo que, por golpe de génio, resolveu partilhar esta pérola. Esta é a magia dos vídeos virais, algo inútil ou sem grande sumo mas cuja capacidade de nos entreter supera todos os limites e explicações racionais.

Uma coisa é certa, o YouTube conseguiu catapultar este exemplo perfeito da mentalidade portuguesa: Desde que exista alguém pior do que eu, ou de quem me possa rir, já posso falar com a autoridade.

Por último, o YouTube também divulgou o ranking dos principais sucessos internacionais de 2016. Lá fora o "Adele Carpool Karaoke", seguido pelo "Pen-Pineapple-Apple-Pen" e o " What's Inside a Rattlesnake Rattle" conquistaram os lugares cimeiros desta plataforma.

Deixo-vos com uma pergunta, quais são os vossos vídeos ou canais favoritos em 2016 neste mundo peculiar e desconexo que é o YouTube?

Talvez queiras ver:

É oficial: a Fitbit comprou a Pebble e alguns produtos serão descontinuados

Samsung Galaxy A3 (2017) em todo o seu esplendor antes da apresentação

Resistir a água salgada? Ulefone Armor garante que sim!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.