Se andas na estrada com frequência, então é provável que vejas dezenas ou até mesmo centenas de carros todos os dias. No entanto, alguma vez te perguntaste qual a cor mais frequente? Na tentativa de responder a essa questão, a JATO decidiu investigar.
Note-se que a JATO é uma referência no setor de pesquisa relacionado com a área automóvel. Recentemente, demos-te a conhecer os carros que mais vendem na Europa. Desta vez, mostramos-te as cores prediletas dos europeus.
A cor preferida dos condutores na Europa é o cinzento
Desde logo, começar por referir que o ranking foi feito com base nas compras feitas em 2024, em cinco mercados gigantes no velho continente: Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha. Olhando para o relatório da JATO, este indica-nos que o cinzento é a cor mais escolhida, com cerca de 27,3% das compras.
Ligeiramente abaixo, surge o branco com 22% das compras a serem neste tom. A fechar o pódio, encontra-se a cor preta, que esteve presente em 18% das compras. Na lista em baixo, damos-te a conhecer a lista completa.
-
Cinzento (27,3%)
-
Branco (22%)
-
Preto (18%)
-
Azul (12,1%)
-
Vermelho (7,4%)
-
Prateado (5,4%)
-
Verde (2,8%)
-
Amarelo (valor não especificado)
-
Laranja (valor não especificado)
-
Bege (valor não especificado)
Efetivamente, não podemos dizer que a lista se trata de uma grande surpresa. Afinal de contas, também em Portugal, é claro que o top 3 é muito mais frequente que os outros tons todos. Tanto assim é que os tons de cinzento, branco e preto, juntos, chegam perto de 70% dos carros na Europa.
Mas há exceções?
A norma é comprovada pela lista, mas é claro que há exceções. A análise da JATO mostra isso, exemplificando com modelos como o Fiat 500. Aqui, constam no top 3 de cores as tonalidades de dourado e amarelo, por exemplo.
Ainda sobre o Fiat 500, este vende 4 vezes mais unidades em vermelho do que em cinza, por exemplo. Já no interior do carro, o mesmo estudo mostra que os alemães e os britânicos tendem a escolher materiais premium. Os espanhóis, italianos e franceses, por sua vez, procuram o mais acessível.