
Hoje em dia, é quase impossível imaginar o dia a dia sem telemóvel. No entanto, mesmo com tanta informação disponível, continua-se a acreditar em alguns mitos sobre smartphones que, na verdade, não têm qualquer tipo de fundamento. Neste artigo, damos-te a conhecer alguns mitos populares, nos quais não deves acreditar.
1. O telemóvel molhou-se? Vou pô-lo em arroz
Quando um telemóvel cai à água, muitas pessoas acreditam que o passo a seguir é colocá-lo em arroz, para secar as partes molhadas do dispositivo. Ora, vamos lá por partes. O arroz tem capacidade de absorver? Sim. No entanto, fá-lo lentamente e só absorve a humidade à volta. Se o telemóvel está danificado por dentro, o arroz não ajuda em rigorosamente nada.
Aliás, até pode prejudicar, na medida em que se pode infiltrar no interior do telemóvel, seja pelas portas de carregamento ou pelas grades dos altifalantes. Naturalmente, isso pode prejudicar ainda mais a saúde do dispositivo. Tanto assim é que a própria Apple desaconselha esse procedimento, em documentos oficiais da marca.
2. Carregar até 100% = máximo de vida útil possível
Se formos pela lógica, faria todo o sentido que o melhor para um telemóvel fosse sempre carregá-lo dos 0 aos 100%. Afinal de contas, quanto maior a percentagem, maior deveria ser a vida útil. Ora, não é bem assim que funciona e até pode ser aconselhável limitar a carga do teu smartphone.
Uma bateria que seja sempre carregada dos 0 aos 100% está sujeita a um stress muito maior, o que, em último caso, piora a vida útil, ainda que possa não parecer muito lógico, ao início. Quem o diz é a própria Samsung, no seu site oficial. Assim, um cenário ideal poderia passar pelo mínimo de 20% e o máximo de 80%, por exemplo.
É claro que o procedimento varia ligeiramente de telemóvel para telemóvel. No entanto, se tens um telemóvel da Samsung, eis o procedimento a adotar.
- 1. Ir às “Definições”
- 2. Clicar em “Modos e Rotinas” e depois em “Rotinas”
- 3. Escolher a opção “+”, sendo que, depois, irá aparecer uma página com duas opções: “Se” e “Então”
- 4. Na opção “Se”, clicar em “+”. Aí, deverás confirmar que as opções de carregamento com fios e sem fios estão ativadas. Feito isso, clicar em “Concluído”
- 5. Clicar novamente no “+” em “Se” e pesquisar pela opção de “Nível de Bateria”
- 6. Em “Nível de Bateria”, vais ver a opção “Abaixo De”. É aí que se define até que percentagem é possível carregar o telemóvel. Feito isso, clicar em “Concluído”
- 7. Entrar na secção “Então” e clicar em “+”
- 8. Escolher “Proteção de Bateria”, “Ligado” e “Máximo”
- 9. Depois de seguir todos estes passos, deverás marcar “Concluído”
3. Pasta de dentes ajuda a consertar um ecrã partido
Por fim, também há um mito (não tão conhecido) que nos diz que, se colocarmos pasta de dentes no ecrã, a rachadela no telemóvel será corrigida. Tudo isto por causa das supostas capacidades de polimento da pasta de dentes. Quem já o negou foi a Xiaomi, que até fez um vídeo sobre o assunto, conforme podes ver em baixo.
No vídeo, a Xiaomi diz que este procedimento pode inclusive destruir o "protetor oleofóbico" do smartphone.
