Os militares dos EUA estão a testar uma “arma secreta” contra a desinformação em cenário de guerra.
A tecnologia chama-se Data Robot e foi baseada em Inteligência Artificial para detetar desinformação e fake news, assim como campanhas de propaganda dos adversários nos campos de conflito.
EUA esperam ter uma vantagem técnica nos campos de batalha
Os Estados Unidos da América estão a preparar uma nova arma para usar em cenário de conflito. A informação foi avançada pelo coronel Brett Riddle, diretor da área cibernética do exército norte-americano que deu a conhecer a nova Data Robot, uma ferramenta de Inteligência Artificial.
De acordo com o responsável militar, esta “arma” será usada para combater a desinformação, fake news e propaganda divulgada pelos adversários em cenário de guerra. O objetivo desta ferramenta será fornecer uma “sobreposição” de informações corretas que vão ajudar os comandantes a tomar decisões, nos campos de batalha.
Brett Riddle explicou que a Data Robot está ainda a ser alvo de algum trabalho relacionado com a capacidade para armazenamento de grandes quantidades de dados em segurança. O mesmo responsável garantiu ainda que o desenvolvimento deste projeto está a mostrar progressos significativos.
Com esta nova ferramenta, os EUA esperam obter vantagens técnicas e táticas, antes e depois, de cada confronto. Tudo porque a Data Robot terá capacidade para distinguir rapidamente informação factual de propaganda ou informação enganosa.
Ainda de acordo com as autoridades norte-americanas, a nova tecnologia vai necessitar de estar 90 dias em ambientes de conflito a receber dados para que depois seja capaz de fazer a distinção entre informação e desinformação.
Editores 4gnews recomendam: