Quando ouvimos falar na Arábia Saudita, é possível que nos lembremos da exploração do petróleo. No entanto, o país tem outro grande objetivo: tornar-se numa potência do setor da Inteligência Artificial (IA). Posto isto, o fundo de investimento público saudita (PIF) está a negociar com uma empresa americana.
A empresa em questão é a Andreessen Horowitz e o PIF pretende angariar mais 40 mil milhões de dólares, tal como refere o New York Times. O dinheiro seria totalmente dedicado para investir em IA.
De acordo com a CNBC, esta parceria já se encontra “em cima da mesa” há alguns meses. De momento, sabe-se que as conversas ainda estão a decorrer. Ainda assim, as pessoas não quiseram ser identificadas “devido às restrições para falar com a imprensa”.
A Arábia Saudita já investiu em empresas como a Uber ou a SoftBank
Este investimento da Arábia Saudita representa uma clara intenção do país em diversificar as suas fontes de receita. Recorde-se que o PIF, que tem um total aproximado de 900 mil milhões de dólares, tem investido bastante dinheiro em empresas muito conhecidas. Uber, Bank of America, Citi, SoftBank ou Blackstone são alguns desses exemplos.
As recentes apostas da Arábia Saudita condizem com a “Vision 2030” do príncipe saudita Mohammed bin Salman. Este plano consiste em fazer do país um dos mais evoluídos do mundo. Inovação, sustentabilidade e tecnologia são as três “pedras basilares” do projeto saudita.
Em relação à parceria com a Andreessen Horowitz, recorde-se que a empresa conta com cerca de 35 mil milhões de dólares em ativos sob gestão. Como refere a CNBC, a empresa apoiou grandes empresas como Airbnb, Coinbase, Facebook e Slack.
Os sauditas querem apoiar fabricantes de chips de AI
Ao que tudo indica, um dos grandes objetivos da Arábia Saudita é apoiar várias start-ups de IA. Dentro do espetro da Inteligência Artificial, o New York Times revela que os sauditas pretendem apoiar fabricantes de chips, assim como centros de dados destinados a alimentar a próxima geração de computação.
Recorde-se que, há cerca de dois anos, houve uma outra investida árabe em IA que gerou polémica. Como relembra o Times, o governo saudita chegou a investir milhares de milhões numa empresa ligada ao genro de Donald Trump. Na altura, a Arábia Saudita fundiu a LIV Golf com o PGA Tour, o que gerou algum desconforto no mundo do golfe.