
Porque é que o ar condicionado gasta mais combustível?
De acordo com as explicações do ACP, quando o ar condicionado é ligado, é ativado no carro um compressor que pede energia extra ao motor. Ora para cumprir com todas as solicitações, o motor precisa de mais combustível para ter mais capacidade de resposta.
No entanto, a mesma fonte avança que o gasto de combustível, está diretamente relacionado com o tipo de sistema de ar condicionado presente no teu carro.
Se estiveres a lidar com um sistema que assenta numa gestão digital, o consumo é mais eficiente. Tudo porque este sistema vai otimizar a climatização, com o mínimo gasto possível.
Mas se o teu carro está equipado com um sistema de gestão analógica para a climatização, conta com um gasto maior. É que este sistema não integra um software para otimizar o consumo energético.
Como usar o ar condicionado sem gastares tanto
O Automóvel Club de Portugal deixa também alguns conselhos sobre como podes usar o sistema de ar condicionado no teu carro, sem teres um gasto excessivo.
É aconselhável que não ligues o sistema de ar condicionado, assim que entres no carro – especialmente em dias muito quentes. Antes de o fazeres, abre as janelas (e portas, se possível) para deixares sair o ar quente armazenado no interior.
Assim que ligares o ar condicionado, fecha todas as janelas. O ar fresco circula mais rapidamente e melhor pelo interior. Os especialistas recomendam também que seja ligado o comando de recirculação do ar. Tudo para que seja mais fácil o ar fresco circular.
Não te esqueças de fazer a manutenção do ar condicionado do teu carro. De dois em dois anos deves verificar o sistema, fazer-lhe uma limpeza profunda e substituir o filtro. Com a manutenção correta, o ar condicionado do teu carro vai ser mais eficiente a refrescar e a gastar, além de não fazer mal à saúde.
Se precisares de escolher um modelo de ar condicionado para a tua casa, consulta o artigo que a 4gnews preparou.