Empresa portuguesa reclama da Google à Comissão Europeia

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A empresa portuguesa Aptoide voltou a reclamar à Comissão Europeia sobre a Google e como a empresa de Mountain View lida com a concorrência.

Vamos começar pelo início. O Aptoide é uma das startups portuguesas com maior sucesso até ao momento. A empresa começou o projeto em 2011 e dá uma alternativa à Google Play Store para a instalação de aplicações nos dispositivos Android.

Vê ainda: Xiaomi Mi A2 e Mi A2 Lite. Serão estes os preços dos Android One?

O Aptoide é basicamente uma Google Play Store. Existe a possibilidade de "criares a tua loja de aplicações" dentro da aplicação em si. Teoricamente e tecnicamente a aplicação funciona muito bem.

O Aptoide tem também a sua própria tecnologia que verifica se as aplicações que lá estão publicadas oferecem ou não malware, deixando os utilizadores mais descansados com os seus downloads.

Google e Aptoide estão novamente em discussão

Mas só um cego é que não quer ver. Por muito que seja uma empresa portuguesa e eu até tenha investido nas suas criptomoedas, vamos encarar a realidade das coisas.

O Aptoide ficou conhecido por dar aos utilizadores a possibilidade de fazer download de aplicações Premium sem pagar nada por isso. Ainda hoje, por muito que este problema esteja melhorado, existe essa possibilidade.

A Google sabe disso, o Aptoide sabe disso e os utilizadores também. Há formas de evitar? Até deve haver mas a loja de aplicações da empresa portuguesa precisa que os utilizadores partilhem as "suas lojas" dentro da aplicação.

Certamente por isso é que a Google referiu que esta aplicação era "Muito agressiva" na sua aplicação "antivírus" Google Play Protect.

Um perfeito exemplo do problema do Aptoide

Se fosse só o aviso até que não era mau, porém, mesmo que o utilizador desative a notificação de aviso o Aptoide simplesmente não é permitido instalar aplicações nos dispositivos Android.

Isto levou com que a empresa portuguesa reclamasse a situação à Comissão Europeia com uma "antitrust complaint". Ou seja, o Aptoide está a dizer que a Google está a dar mais valor à Play Store e que não deixa empresas mais pequenas ter sucesso num sistema operativo que é, literalmente, livre.

A Google já teve problemas deste género antes. A empresa de Mountain View já se viu em problemas com a comissão Europeia por incentivar utilizadores comprarem os serviços pela sua empresa em vez dos concorrentes.

Mais sobre a criptomoeda AppCoin

Não há muito a opinar aqui. Quero o maior sucesso para o Aptoide e para a sua ideologia do futuro. A ideia da criptomoeda é fantástica para promover o desenvolvedor e os utilizadores. (Vídeo acima)

Contudo, acredito que a empresa portuguesa devia ter mais "mão" naquilo que lá é publicado também. Não fui o único que conheci a aplicação Aptoide por ser um local onde se poderia instalar apps piratas.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy Note 9: Assim será o topo de gama Android (vídeo)

WhatsApp trará nova característica aos smartphones Android

Xiaomi apresenta o novo relógio Xiaomi Mijia Quartz Watch por 43€

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.