Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

4 apps que tornam o teu telemóvel antigo numa câmara de segurança

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 3 min.

Agora em vez de deitares o telemóvel antigo ao lixo, podes usá-lo para uma função bem mais interessante: ser a tua câmara de segurança. Já existem apps para iOS e Android, que te fazem essa transformação.

Estas apps integram a câmara do telemóvel antigo, permitindo que vejas, ao vivo, no teu novo telemóvel, o que se passa na tua cozinha, ou na tua sala de estar, se assim quiseres. A cereja no topo do bolo? É que algumas apps são gratuitas e adaptam-se perfeitamente àquela versão mais antiga de smartphone que deixaste de usar.

Da tua parte, só é mesmo preciso escolher o sítio ideal para colocar a câmara. De preferência, perto de uma tomada, para o caso da bateria ter pouca duração. Desta forma, fica a conhecer algumas aplicações perfeitas para isso mesmo, sugeridas pela Digital Trends.

1. Alfred

Foto Alfred (via Google Play)
Alfred (via Google Play)

O Alfred é sempre uma escolha plausível. Tal como outras aplicações semelhantes, permite-te estabelecer ligação entre o telemóvel antigo e o atual, de forma a poderes monitorizar o que se passa no interior da tua casa.

Para além disso, a app oferece mais recursos. Não só tens direito a imagens, como há um recurso de sirene, capaz de detetar movimentos, assim como um filtro de pouca luz. No Alfred, podes criar o teu próprio "círculo de confiança", onde defines quem é que pode aceder às imagens da câmara, em tempo real. A versão gratuita, em si, já é bastante completa, mas também existem versões pagas, com melhores recursos de armazenamento.

O único problema é que, nesses casos mais avançados, o telemóvel antigo convém não ser assim tão antigo, atendendo aos recursos que se exigem.

2. At Home

At Home Camara
At Home Camera (via Youtube)

Outra app que pode ser bastante útil é o AtHome. Tal como o Alfred, possui visão noturna. Destacam-se, ainda, os seus recursos de Inteligência Artificial, que permitem detetar o que é que são pessoas a mexerem-se e o que são movimentos inofensivos, que em nada interfiram com a segurança da casa.

Uma característica muito importante desta aplicação tem a ver com a sua capacidade em resumir 24 horas, num curto espaço de tempo. As imagens condensam-se em poucos minutos, de forma a que detetes com facilidade se aconteceu alguma coisa estranha ou não.

3. Manything

O Manything é, também, uma ótima solução para controlares os movimentos da tua casa. Desde já, oferece a possibilidade de teres mais do que uma câmara de segurança, o que pode dar jeito, principalmente em casas de dimensões maiores.

Tem, ainda, a capacidade de se interligar a outro tipo de serviços web, destinados à segurança. Como refere a Digital Trends, é possível configurar as tuas lâmpadas, para que, à deteção de movimento por parte do Manything, se acendam. No fundo, podes ter, à distância de meia dúzia de cliques, um telemóvel que funciona como interruptor inteligente.

4. Cloud Baby Monitor

Cloud Baby Monitor
Foto: (via Cloud Baby Monitor)

Como o próprio nome indica, a app em questão é vantajosa, não só no controlo da segurança de casa, mas também na monitorização do comportamento e das necessidades do teu bebé.

O Cloud Baby Monitor permite-te ter imagens com uma qualidade elevadíssima de imagem e, não só deteta som e movimento, como te permite comunicar à distância com o bebé, no momento. Outra funcionalidade impressionante da app em questão é o facto de permitir-te que coloques gravações a dar, fazendo de conta que estás a falar com a criança, em tempo real.

A app é compatível com a tecnologia de ponta. Entre os dispositivos disponíveis, destacam-se, por exemplo, os Apple Watch e os computadores Mac. Desta forma, mesmo estando no trabalho, podes deixar o bebé com uma pessoa responsável, em casa, e acompanhar se tudo corre pelo melhor.

  • Descarrega a app para Android
  • Descarrega a app para iPhone

Entre outras aplicações, estas são algumas que te permitem reutilizar um telemóvel mais antigo, para bem da tua segurança. É sempre importante reforçar que "antigo" não é igual a um telemóvel da Idade da Pedra, propriamente. De acordo com a Digital Trends, à partida, todos os telemóveis lançados nos últimos dez anos serão compatíveis com as apps mencionadas.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.